Servidores de Diadema vão se qualificar para atender as pessoas idosas

In ABCD On
Marília explica aos representantes das secretarias o formato do curso. Fotos: Dino Santos/PMD

Curso vai abordar preconceitos e mitos sociais com o objetivo de melhorar o atendimento à população idosa e garantir seus direitos

Entre fevereiro e outubro, cerca de 200 servidores de Diadema vão realizar o Curso de Atualização para os Profissionais em Envelhecimento.

O propósito de qualificar a prestação do serviço às pessoas idosas em todos os setores públicos municipais.

O curso é financiado, acima de tudo, pelo Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa.

A realização está a cargo da Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

“Vamos conversar com os servidores que trabalham com a população idosa sobre as questões da velhice, pois, infelizmente, em nossas vidas ainda existe um conjunto de estereótipos, de preconceito e discriminação em relação à pessoa idosa que a gente chama de idadismo, que é a discriminação em relação à idade”, comenta a assistente social Marília Viana Berzins, da organização Olhe – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, responsável pelo curso.

Ela disse que existe um conjunto de preconceitos e mitos que as pessoas incorporam e reproduzem como o fato do velho não aprender mais, de os velhos serem chatos, rabugentos ou doentes, de o velho não ter valor ou utilidade.

Ou, então, ‘vem vindo uma velha, vou ter de falar alto, de gritar, ela não vai entender e vai perguntar dez vezes a mesma coisa’.

Pessoa

Marília comenta que as pessoas ‘60 e mais’ não devem ser chamadas de melhor idade.

Porque isso não é verdade, e nem de terceira idade, que abrange a faixa entre 60 e 80 anos.

“Hoje se convenciona que o tratamento que nós devemos dar aos ‘60 e mais’ é pessoa idosa, porque a palavra pessoa dá a condição de cidadão, mostra que é uma pessoa de direitos”.

Ela comenta que o curso aos servidores significa um compromisso muito importante da Prefeitura em oferecer esse tipo de formação aos agentes públicos.

“É um compromisso com a melhoria das condições de vida da população idosa da cidade, de as pessoas terem um envelhecimento digno”.

Zuleica Maria da Silva, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, disse que o curso foi pensado depois de relatos sobre a falta de respeito à pessoa idosa.

“O curso revela o empenho da Prefeitura em garantir um atendimento de qualidade para a pessoa idosa em todos os âmbitos. Esse tipo de curso serve para irmos consolidando os direitos das pessoas idosas”, finaliza.

You may also read!

Entoada Nordestina de Ribeirão Pires celebra cultura, música e gastronomia em março

Evento promovido pela Prefeitura acontece em 20, 21 e 22 de março, na região central da Estância, e integra

Read More...

Produção cerâmica no Espaço do Forno tem roda de conversa em São Caetano

Nesta sexta-feira (27.02), a partir das 18h, o Espaço do Forno, marco histórico de São Caetano do Sul, transformado

Read More...

SORTE NA CONTA BRK: Última semana para participar da promoção em Mauá

Campanha termina em 28 de fevereiro e clientes que pagarem a fatura por PIX ainda podem concorrer a prêmios

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu