A performance criada por Felipe Teixeira e Mariana Molinos faz parte da programação gratuita de um dos centros culturais referência em São Paulo.
Opção de atividade com a arte da dança, as seções vão, portanto, de quarta a sábado, 17 a 20 de janeiro.
Espetáculo gratuito*
A performance de dança Underneath, criação que integra o projeto FTMM, terá, em primeiro lugar, quatro apresentações nesta semana.
Será, portanto, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo).
Idealizado por Felipe Teixeira e Mariana Molinos, o espetáculo conta, em suma, com seções de 17 a 20 de janeiro, de quarta a sexta-feira às 19h30 e no sábado às 18h.
É, acima de tudo, a dança como opção de atividade cultural nas férias. A atração é gratuita* com distribuição de ingressos uma hora antes da apresentação.
A performance ocupa um espaço de 3m x 5m demarcado por fitas no chão onde, mobilizados pela sonoridade e pela alta incidência de luz, dois corpes entrelaçades se deslocam, afetando-se mutuamente.
O deslocamento lento e contínuo tece a trama dramatúrgica. Um trabalho que investiga a potência de pequenos gestos, de frestas que deixam escapar intimidades.
Em possível contraponto ao movimento das relações afetivas da atualidade, es intérpretes se lançam à dificuldade de ver-se completamente revelados um a outre, num exercício de confiança profunda, uma vez que, somente juntes, têm condições de superar as adversidades que suas trajetórias impõem.
Assim, a ação continuada, faz com que gestos de carinho possam se tornar agressões, e apoios (para garantir a integridade física) se transformem em ameaça ou acolhimento.
Um reflexo de qualquer relação profunda e íntima.
Na dança, toda ação, todo gesto, no passar do tempo transfigura, as vezes se torna uma parceria profunda, noutras um vínculo tóxico e abusivo.
FICHA TÉCNICA:
Criação e performance: FTMM – Felipe Teixeira e Mariana Molinos
Criação da trilha: DUOb
Operação da Trilha: Renan Luíz
Criação e Operação de luz: Lucas Brandão
Sobre o FTMM
Em 2014, quando se conheceram, Felipe e Mariana rapidamente localizaram o desejo de produzir a partir da investigação minuciosa do gesto, da possibilidade de discursar sobre os afetos e a capacidade de mobilizar as pessoas a partir da instauração da empatia.
Aqui chega-se, portanto, ao Materiais para Intimidades Extremas.
Depois de 9 anos produzindo às margens da articulação do senso de inadequação (inclusive sobre a dança, já que as produções de FTMM, sempre ancoradas no corpo, no gesto e no movimento por vezes se articulam em vídeos, gifs, fotografias e textos), este projeto surge, acima de tudo, para dar a ver os gestos que foram retirados em suas histórias.
Materiais para Intimidades Extremas vem fazer caber, portanto, toda a criança viada, tomboy, perua, doce, escandalosa e agressiva.
Vem mostrar, além disso, que toda a obsessão em investigar gestos e afetos atravessa toda a produção de FTMM, mobilizando o público a partir de contextos imersivos que deslocam a percepção da passagem do tempo a fim de dar força ao material gestual.
A partir deste insight, FTMM propõe revisitar e circular 4 obras (UNDERNEATH-1, Material Bruto, Meltdown#1 e Ciclos para Desvio), promover a exposição de seu material videográfico, ofertar, em conclusão, o compartilhamento de sua pesquisa nesses nove anos através de 3 LABs.
Serviço:
Underneath-1 – Espetáculo de dança
Datas: 17 a 20/01 | Quarta a sexta-feira às 19h30 e sábado às 18h
Duração: 50 minutos
Local: Galeria da Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
* Vagas: Auditório com 40 lugares – ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.
Recomendado para maiores de 14 anos.
@felipeteixeiraemarianamolinos