Ribeirão Pires fortalece política de Assistência Social com regulamentação do SUAS

In ABCD On
Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social é responsável pela execução e gestão da Política Municipal de Assistência Social de Ribeirão Pires Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

A Lei nº 6.925, de 1º de dezembro de 2023, sancionada pelo prefeito Guto Volpi em 5 de janeiro deste ano, trata, em primeiro lugar, da Política Municipal de Assistência Social.

Ela instituiu, acima de tudo, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Ribeirão Pires.

Além disso, assegura outras garantias constitucionais da área para o enfrentamento da pobreza.

A Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social é responsável pela execução e gestão da Política Municipal de Assistência Social de Ribeirão Pires.

Sempre observando, em suma, as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

“Essa é uma vitória de todos nós, que ganhamos um Sistema Unificado e mais fortalecido para garantir a Proteção Social a quem mais precisa. E, mais que isso, com a garantia de que existirão recursos específicos resguardados para as ações que atendem as pessoas em vulnerabilidade social”, explica, em resumo, a secretária de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso de Abreu.

Funções

A Política de Assistência Social do Município de Ribeirão Pires tem várias funções.

Uma, por exemplo, é a proteção social (garantia da dignidade humana e o fortalecimento da família).

Também a vigilância socioassistencial (detectar vulnerabilidades que afetam os territórios e os cidadãos, prejudicando a sobrevivência, dignidade, autonomia e socialização).

Finalmente, a defesa de direitos (garantir pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistencial).

O SUAS promove, entre outros, a integração de serviços e benefícios, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Da mesma forma, com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e o Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sem contar, o Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Essas iniciativas são ofertadas de forma integrada e articulada pelas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e pela sociedade civil.

You may also read!

Unipar investe mais de R$ 1 bilhão e ele patamar de competitividade e eficiência da fábrica em Cubatão

Evento celebra marco histórico para a companhia e para o setor químico: a entrega do maior projeto de células

Read More...

Wine South America abre credenciamento para compradores e aponta as tendências que dominarão 2026

Feira projeta crescimento e destaca expansão dos espumantes, alta dos vinhos sem álcool e consolidação dos brancos no Brasil Compradores

Read More...

IMPRERP fecha 2025 com desempenho superior ao projetado

Instituto supera meta atuarial e registra avanço significativo no patrimônio líquido O Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires (IMPRERP)

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu