Roupas, livros, brinquedos e outros donativos recebidos pelo programa Santo André Solidária auxiliam aproximadamente 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade
Santo André comprovou, em primeiro lugar, que segue evoluindo e desenvolvendo cada vez mais seu lado solidário.
Isso porque encerrou 2023, acima de tudo, com mais um recorde: 468 mil itens arrecadados no programa Santo André Solidária.
Ele engloba os donativos recebidos tanto nas cinco Lojas Solidárias quanto nas campanhas realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade.
O total é, por exemplo, quase o triplo do arrecadado em 2017, quando o Fundo Social andreense foi reativado.
Naquele ano, levantou 160.331 peças entre roupas, acessórios, calçados, utensílios de cozinha, livros, brinquedos e outros.
O recorde até então pertencia, além disso, a 2021, quando foram doados 383.410 itens. Em 2022, foram 356.989.
Os itens arrecadados pelo programa em 2023 foram destinados às 124 entidades assistenciais que mantêm parceria com o Fundo Social de Solidariedade e ajudam aproximadamente 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no município.
Parte dos donativos, inclusive, foi repassada a brinquedotecas de unidades de saúde, Cras, comunidades, Defesa Civil e até mesmo atenderam demandas de municípios vizinhos.
Cidade cada vez mais solidária
“Nossos corações se enchem de orgulho ao comprovar através dos números a transformação de Santo André em uma cidade cada vez mais solidária e o quanto todos juntos temos mudado a vida de tantas pessoas”, exalta a presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.
Os andreenses e parceiros deram show de solidariedade nas campanhas promovidas ao longo do ano.
Logo nos primeiros dias de 2023, o Fundo Social de Solidariedade lançou uma ação de urgência para ajudar as vítimas das chuvas no Litoral Norte.
Foram 116.708 itens arrecadados.
Já na soma das campanhas habituais, como a do agasalho, do brinquedo, de mochilas e material escolar, do Natal Solidário e as doações no Arraial Solidário, foram 277.168 itens doados.
As cinco Lojas Solidárias (instaladas nos quatro shoppings centers da cidade – ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho – e também na mais recente delas, inaugurada no fim de 2023 na Coop Queirós) arrecadaram juntas 74.258 itens.
Para 2024, as expectativas são de ampliar ainda mais os pontos de arrecadação e, consequentemente, alcançar números ainda melhores com o intuito de auxiliar mais pessoas.
“Aos poucos vêm surgindo novos lugares, novos parceiros e muitas possibilidades. Essa é uma construção feita a muitas mãos e que tende a crescer a cada ano”, afirma, em conclusão, Ana Claudia de Fabris.