Estado finalmente começa a limpar piscinões, após tanta cobrança do Consórcio

In ABCD On
Foto: Diego Barros/PMM

Manutenção dos reservatórios sob responsabilidade do Governo do Estado é, acima de tudo, pauta permanente da entidade regional

Após constantes cobranças do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o Governo do Estado finalmente deicidiu trabalhar.

E iniciou, portanto, a realização dos serviços de manutenções dos piscinões instalados na região.

O primeiro registro da limpeza ocorreu, por exemplo, nos reservatórios de Mauá. 

No início de dezembro, relatório produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana da entidade regional apontou a necessidade dos trabalhos.

Reivindicava manutenção em oito piscinões de três cidades consorciadas, sendo quatro em Mauá, três em Diadema e um em Santo André.

Na ocasião, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão estadual responsável pela manutenção dos equipamentos de drenagem, foi oficiado para que realizasse o quanto antes a limpeza dos reservatórios.

O levantamento do GT identificava problemas de manutenção no piscinão de Santo André (Faculdade de Medicina/Ribeirão dos Meninos), nos piscinões de Mauá (Jardim Sônia Maria – Córrego Oratório, Petrobras – Rio Tamanduateí, Corumbé – Córrego Corumbé e Paço Municipal – Córrego Taboão) e nos reservatórios de Diadema (Casa Grande/Piraporinha, Ecovias Imigrantes e Mercedes Benz).

O relatório apontava, da mesma forma, necessidade de corte de mato, limpeza e desassoreamento contínuos, bem como manutenção das bombas e instalações.

Conquista

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, ressaltou o serviço foi conquista do trabalho conjunto das prefeituras da região.

“O início da limpeza dos piscinões mostra que a nossa cobrança, de maneira conjunta entre os municípios consorciados, surtiu efeito prático”, disse.

Lembrou ainda: “Esse é um pedido permanente nosso, no sentido de proteger a população do Grande ABC e minimizar impactos das chuvas, que são constantes durante o verão.”

E ressaltou: “Mais uma prova de que quando trabalhamos juntos nossa voz ganha mais peso junto ao governo do Estado”.

Anualmente, o Consórcio ABC recebia o cronograma de ações nos piscinões da região, elaborado e executado pelo DAEE.

Mas, em 2023 não houve o recebimento do cronograma, apesar de reiteradas solicitações.

O coordenador do GT Gestão de Riscos do Consórcio ABC e secretário de Defesa Civil de Mauá, Sergio Moraes, destacou a importância da limpeza dos piscinões.

“O desassoreamento possibilita aumento da capacidade de captação das águas das chuvas para evitar enchentes e alagamentos”, afirmou, em conclusão, Moraes.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu