A Abiquim participa da 10ª edição da Expocatadores, evento promovido pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação Nacional dos Catadores (ANCAT) e UniCatadores, entre 19 e 22 dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, Estádio Nacional, em Brasília.
A exposição reúne representantes de governos, empresas, sociedade civil, delegações internacionais, entidades de apoio e assessoria, parceiros MNCR/ANCAT, além de convidados.
Na quinta-feira, 21 de dezembro, entre 9h e 12h30, André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, integrará o painel temático “Crise das Mudanças Climáticas, Transição Justa e Acordo Global dos Plásticos – Impactos para os Catadores e Catadoras”, que além de trazer um aprofundamento dos efeitos do clima na vida e trabalho dos catadores e catadoras, discutirá as questões de meio ambiente, bem como a poluição nos oceanos, desafios para o Tratado do Plástico.
“O papel dos catadores é fundamental para evoluirmos na transição de uma economia linear para uma economia circular”, afirma, em suma, Passos.
Nos quatro dias de evento, a Abiquim manterá, da mesma forma, stand com uma programação.
Ela traz iniciativas e parcerias do setor químico que contribuem para a reciclagem inclusiva e a circularidade.
O espaço disponibilizará ainda um ambiente propício para negócios, onde empresas compradoras e cooperativas terão a oportunidade de estabelecer parcerias diversas.
Produção segura e sustentável
Segundo Passos, a Abiquim tem liderado a jornada do setor químico no Brasil em direção à produção segura e sustentável.
Utiliza como base as diretrizes do Programa Atuação Responsável®, que contempla requisitos de desenvolvimento sustentável e ESG – Environmental Social and Governance (ambiental, social e de governança), trabalhando em prol do crescimento da indústria química brasileira e de sua cadeia de valor.
“O Programa AR® é uma estratégia bem-sucedida não apenas para a indústria química, mas também para seus fornecedores e clientes, com benefícios efetivos e concretos para toda a sociedade”, diz, em resumo.
Dentre os resultados de Desempenho do Programa Atuação Responsável no que tange aos indicadores do quadro de Meio Ambiente do ano de 2022, destaca-se, por exemplo, um aumento de 77,59% de resíduos sólidos perigosos e 54,74% de resíduos sólidos não-perigosos que foram reciclados, reutilizados e/ou reprocessados, inclusive enviados a coprocessamento, acentuando a capacidade da indústria química de reaproveitar seus resíduos, ano após ano.
Vale ressaltar, da mesma forma, as ações, projetos e melhorias voltados para: gerenciamento e padronização de resíduos; conscientização de colaboradores; sustentabilidade; logística reversa; coleta seletiva etc.
Conheça, além disso, algumas ações da indústria química em prol da sustentabilidade e dos objetivos para o desenvolvimento sustentável.
Para mais informações, em conclusão, sobre a 10ª Expocatadores, programação e inscrição, clique aqui