Neste domingo (17.12), o Parque Central será palco, acima de tudo, de mais um evento do Natal Solidário de Santo André.
A partir das 11h, o Carnatal de Brasilidades promete, em primeiro lugar, celebrar toda a riqueza cultural do País.
Na abertura, a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) apresentará, por exemplo, o concerto Sanfona Sinfônica.
Trata-se, em suma, de homenagem ao genial músico Sivuca, com a participação do acordeonista Toninho Ferragutti.
E à tarde, além disso, haverá show com banda feminina Orquídeas do Brasil, formada por Itamar Assumpção nos anos 1990, e apresentação de oito escolas de samba da cidade.
Das 11h às 18h, o púbico poderá conferir mais um Festival Multicultural com a participação de empreendedores da economia criativa da cidade. Sugere-se a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.
Sanfona Sinfônica
A Sinfônica andreense abre, em primeiro lugar, a programação, às 11h, com o concerto ‘Sanfona Sinfônica’, em homenagem ao multi-instrumentista Sivuca, com a participação de outro músico de destaque no cenário musical nacional, o acordeonista Toninho Ferragutti.
A apresentação marca, além disso, o encerramento da temporada 2023 da orquestra.
Sob a batuta do maestro Abel Rocha os músicos executarão, por exemplo, ‘Gonzaguiana’, de Cyro Pereira, e ‘Quadros do Nordeste’, de Luis Gustavo Petri, tendo como solista Toninho Ferragutti.
O programa terá ainda o concerto sinfônico para ‘Asa Branca’ com as canções ‘Feira de Mangaio’, ‘João e Maria’, ‘Quando me lembro’, ‘Forró Classudo’ e a suíte ‘Na Sombra da Asa Branca’.
Orquídeas do Brasil e samba
A banda feminina Orquídeas do Brasil, formada por Itamar Assumpção, sobe ao palco para apresentação, portanto, às 14h30.
Além de músico, Itamar era, por exemplo, um grande e apaixonado apreciador de plantas e flores.
No início da década de 1990 aproveitou então para batizar sua banda feminina de Orquídeas do Brasil.
Ela é formada por Tata Fernandes,voz e violão, Miriam Maria, voz, Renata Mattar, voz e acordeon, Nina Blauth, voz e percussão, Lelena Anhaia, baixo e cavaquinho, Clara Bastos, baixo, Simone Soul, bateria e sampler, Geórgia Branco, guitarra, e Simone Julian, voz, flauta, sax e clarone.
Com a banda, Itamar gravou em 1993 a trilogia ‘Bicho de 7 Cabeças’, vencedora do Prêmio Sharp de música na categoria “melhor disco pop-rock’.
A programação do evento prossegue a partir das 16h com as escolas de samba de Santo André.
Apresentar-se-ão as escolas Tradição de Ouro (16h15), São Jorge (16h30), Vila Alice (16h45), Palmares (17h), Império do Parque Novo Oratório (17h30), Ocara Clube (17h45), Leões do Vale (18h) e Lírios de Ouro (18h15).
O encerramento será a partir das 18h30, com a participação da Liesa, a Liga das Escolas de Samba de Santo André.
Festival Multicultural
E durante todo o evento, das 11h às 18h, quem for ao Parque Central poderá conferir ainda o Festival Multicultural, que reunirá os empreendedores da economia criativa da cidade na Tenda Azul.
No espaço estarão disponíveis produtos como artesanatos, moda, artes plásticas e produtos naturais, além de comes e bebes.
Serviço:
Carnatal de Brasilidades
Local: Parque Central
Rua José Bonifácio, s/n – Vila Assunção
Data: 17/12/23 (domingo)
Horário: das 11h às 19h
Concerto Sanfona Sinfônica, com a Orquestra Sinfônica de Santo André, em homenagem a Sivuca, participação do acordeonista Toninho Ferragutti, show com a banda feminina Orquídeas do Brasil, apresentação de escolas de samba da cidade e Festival Multicultural
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n – Vila Assunção
Indicação: livre.
Grátis. Sugere-se, em conclusão, a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.