Município recebeu o prêmio de Cidade Sul-Americana do Esporte; secretária de Esporte e Lazer representou o prefeito na cerimônia
Reconhecimento internacional, acima de tudo.
É com isso que as ações e programas da Prefeitura de Diadema na área de esporte e lazer passam a contar desde quinta-feira (07.12), em primeiro lugar, com a cerimônia de entrega do título de Cidade Sul-Americana do Esporte, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
A secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, representou o prefeito no evento e recebeu, portanto, a premiação.
A mesma foi concedida, além disso, pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES).
O título vale para o ano de 2024 e tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco.
É concedido às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação.
A premiação é a culminância de várias visitas realizadas pelos representantes da ACES à Diadema.
Assim, puderam conhecer ‘in loco’ os programas esportivos da Prefeitura e, inclusive, conversar com atletas e a população beneficiada por essas ações.
Obras visitadas
Durante as visitas, os técnicos da ACES puderam conhecer, da mesma forma, o canteiro de obras do Quarteirão da Educação.
Trata-se de complexo educacional, esportivo e cultural que a Prefeitura está construindo no Jardim Promissão.
O Quarteirão, na rua Pau do Café, terá quase 25 mil metros quadrados de área construída.
Serão prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas e salas de ginástica,
Além disso, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
A previsão é que o complexo seja entregue, acima de tudo, no ano que vem.
Projeto Água Viva
Outro ponto forte de Diadema em sua campanha para ganhar o título foram os programas que a Prefeitura implementa, como o Projeto Água Viva.
Visa a oferecer atividades aquáticas durante a semana e lazer aos finais de semana; equipes de rendimento esportivo, passando de três grupos competidores para 26 equipes em diversas modalidades; práticas corporais; Escola de Esporte; Lazer na Cidade; Projeto Férias; Lazer Sobre Rodas; Programa Caminhando Bem e Mulheres em Movimento.
Atualmente, mais de 40 mil pessoas são atendidas direta ou indiretamente em todos os serviços da Prefeitura.
Para 2024, é estimado um acréscimo de 5% na quantidade de atendidos.
O orçamento direto da Pasta passou de R$ 9 milhões, em 2021, para R$ 18 milhões, previstos em 2024.
Isso representará o dobro de investimentos diretos no início da gestão.
Para a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, a premiação permite inaugurar um novo capítulo para as políticas públicas do setor na cidade, que passarão a ter muito mais visibilidade.
“A titulação de Cidade Sul-Americana do Esporte permitiu que saíssemos da bolha, divulgando mais e aprimorando nosso trabalho, que certamente não se faz de maneira isolada, mas integrada às ações de outras áreas, como as de educação, saúde e segurança. Agora, é só agradecer a todos que tornaram isso possível: nosso prefeito, José de Filippi Júnior, os professores e gestores de esporte mas, principalmente, a população de Diadema, nossa inspiração e a razão de nosso trabalho”, afirmou.
O diretor de Esporte da Secretaria, José Alexandre Pena Devesa, também fez parte da comitiva de Diadema enviada à cerimônia de premiação, em Bruxelas.
Reconhecimento
O reconhecimento de Diadema como cidade que implementa políticas públicas efetivas voltadas à promoção do esporte já começou.
A secretária de Esporte e Lazer do município foi convidada a conhecer a cidade de Viana do Castelo, no Norte de Portugal, ‘Cidade Europeia do Desporto’ em 2023.
Como consta no convite, durante a visita, entre 8 e 11 de dezembro, os gestores de Diadema poderão conhecer, em conclusão, os projetos e a infraestrutura voltadas ao setor na localidade.