Serviço ocupa, em primeiro lugar, área de 670 m² no prédio-sede da Secretaria de Saúde; funcionários também receberam novos kit de uniformes
Joaquim Alessi
Corria o ano de 2004, o segundo do primeiro governo Lula, quando foi criado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192.
De início, por essas bobagens político-ideológicas ouvi de prefeitos do ABCD que tudo não passava de marketing eleitoral.
Um deles, médico, fez as contas de gestor e vaticinou: “Entregar ambulância é facil; quero ver quem vai pagar a manutenção, caríssima”.
Por conta dessas picuinhas, portanto, várias prefeituras só receberam os veículos, mas não levaram a sério como deveria.
Consequentemente, o Samu virou alvo de desconfianças e reclamações. Realmente, era difícil conseguir atendimento rápido, dada a precariedade das estrutiras oferecidas.
Como o passar do tempo, porém, começaram as mudanças, mas, alteração de verdade, pra valer, como essa anunciada por Santo André nunca houve.
Por ação do prefeito Paulo Serra, Santo André conta a partir de agora, acima de tudo, com uma nova e moderna sede do Samu.
Funciona mesmo
Funciona (e funciona mesmo!) no pavimento térreo do prédio administrativo da Secretaria de Saúde, na Rua Catequese, 242, bairro Jardim.
Quem esteve na entrega pode constatar o painel revelando o tempo médio de espera para um chamado: 00;33;34, no pico.
Com 34 atendimentos no dia, às 11h30, e a observação do chefe do Executivo: “A solenidadee tem de ser rápida, pois o pessoal está trabalhando”.
Antes, o serviço operava no 45 da Ramiro Colleoni, mas o local sofria com problemas estruturais, sem espaço suficiente para os cerca de 370 funcionários.
Integração
O prefeito Paulo Serra destacou na visita à nova sede do Samu nesta terça-feira (21.11) a integração do serviço com o COI (Centro de Operações Integradas).
Lembrou os equipamentos tecnológicos instalados, que aceleram o atendimento ao munícipe.
Da mesma forma, entregou os novos kits de uniformes aos profissionais, com jaquetas, coletes, capas de chuva, calça, botas, bonés, entre outros itens.
Valorização
“O Samu foi implantado na nossa cidade em 2004 e tem muita credibilidade. Esse é um momento histórico e de valorização da corporação, que agora está instalada em um prédio adequado e com toda estrutura necessária para a realização das atividades. Além disso, a nova sede está totalmente integrada ao COI, com televisores que mostram em tempo real onde estão as ambulâncias. De posse desses dados é possível estudar as necessidades e melhorar ainda mais o tempo resposta, beneficiando diretamente a população”, disse, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Também ressaltou o fato de a modernização do Samu ir ao encontro do que já acontece em diversos setores da Prefeitura.
“Isso que chamamos de cidade inteligente, quando usamos ferramentas tecnológicas para reagir diante das demandas impostas”, destacou, em suma, o prefeito.
Lembrou, além disso, que, além dos televisores com informações em tempo real, as equipes do Samu estão equipadas com tablets e o relatório das ocorrências é digitalizado, o que aumenta a agilidade no envio das informações.
Atendimento ampliado
O secretário de Saúde, Gilvan Junior, ressaltou a qualidade das informações que chegam para os gestores do Samu com a informatização do serviço.
“Temos painéis que nos mostram onde estão as ambulâncias, para quais serviços os pacientes foram levados e a quantidade de atendimentos realizados no dia. De porte destes e de muitos outros dados vamos ampliando o atendimento onde existe maior necessidade. Agora nosso Samu está completo, com nova sede, informatizado, com as ambulâncias em dia, o que torna nosso serviço referência na região e em todo o Brasil”, comentou.
A nova sede do Samu conta com 670 metros quadrados e está equipada com salas administrativas. dois confortos médicos (salas de descanso), almoxarifado, farmácia, sala de enfermagem, expurgo, copa, vestiários, além de estacionamento e pátio para ambulâncias e motolâncias.
Veja o vídeo: