Joaquim Alessi
Montante faz parte do PDD – Plano Desenvolve Diadema, programa de longo prazo que visa a preparar a cidade para as grandes transformações impostas pelas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas desta década
O prefeito José de Filippi Junior lançou na noite desta quinta-feira (16.11) o PDD – Plano Desenvolve Diadema.
A solenidade teve as presenças do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
Trata-se, em primeiro lugar, de um programa de longo prazo que reúne R$ 3,1 bilhões em investimentos.
O mesmo visa a preparar a cidade, acima de tudo, para as grandes transformações impostas pelas mudanças sociais, econômicas e tecnológicas desta década.
Da mesma forma, tem como base os avanços já conquistados pelo município e sua consolidação.
PAC Diademense
Filippi destacou que o PDD promove uma visão ampla sobre as necessidades e as potencialidades de Diadema.
“O PDD é o PAC Diademense, um plano de aceleração do crescimento,a uma peça importante para uma Diadema que queremos. Com o pé no presente, olhando para o futuro. Enfrentamos no passado vários obstáculos de uma cidade que se urbanizava rapidamente. Desta vez, o cenário é de mudança de perfil econômico, ampliação de um cobertor social que permita igualdade de oportunidade e alinhamento com as políticas públicas do Governo Federal”, afirmou, em resumo.
O projeto pretende contar com ações de curto, médio e longo prazos num horizonte de 10 anos, correspondente a três planos plurianuais.
O primeiro está em curso, aprovado em Lei no ano de 2021 e com início em 2022; o segundo a ser deliberado e aprovado em 2025 e o terceiro em 2030.
O Plano Desenvolve Diadema se propõe a orientar esse planejamento, com ênfase em três grandes eixos de ação: a política de inclusão social, de infraestrutura regional e urbana e de desenvolvimento econômico sustentável.
Pretende, além disso, apontar os recursos e as parcerias necessárias para que os seus objetivos sejam alcançados.
Assinaturas
Durante a cerimônia, diversos inícios de obras, projetos de lei e acordos de cooperação foram, por exemplo, assinados, como o projeto de autoria do Executivo Municipal que simplifica a obtenção de alvará; celebração de Acordo de Cooperação Técnica para implantação do PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal; início de obras da UPA Paineiras; liberação de R$ 20 milhões para obras de recapeamento; início de obras de 77 unidades do Conjunto Habitacional Yamberê 2; assinatura de ordem de início para a execução de obra de estabilização e contenção de terrapleno e encosta do muro do Vila Nova III, no Casa Grande; e o decreto de criação do CAIS (Centro de Atenção a Inclusão Social) Thereza Lino.
“A transformação da nossa cidade já está à vista, já está acontecendo. Temos um plano de programa de planejamento, mas também já estamos entregando realizações”, afirmou, em suma, a secretária de Planejamento e Gestão, Fátima Queiroz.
Além dos ministros Márcio França e Luiz Marinho, participaram da cerimônia de lançamento do PDD, junto com a vice-prefeita Patty Ferreira, todos os secretários municipais, vereadores e demais autoridades.
“Diadema tem um dos melhores prefeitos do Brasil, respeitado nacionalmente. E nossa presença aqui é para dizer que o prefeito Lula está atento ao que acontece na cidade e em todo o país”, afirmou, da mesma forma, França.
“Pensar em um plano para dez anos é estratégico para o desenvolvimento como um todo. Quero parabenizar o Filippi, sua equipe e todo o povo de Diadema. É pelo viés da democracia que temos soluções para os problemas do país”, completou Marinho.
No site https://portal.diadema.sp.gov.br/pdd/ podem ser conferidos, em conclusão, os eixos e os principais projetos estruturantes do programa.