Joaquim Alessi
Em ato no final da tarde desta quinta-feora (09.11), Pedro Pinheiro, ex-secretário do governo do atual prefeito, foi oficializado novo dirigente da executiva do partido
Secretário de Administração e superintendente da SBCPrev no governo do prefeito Orlando Morando (PSDB), Pedro Pinheiro é o novo presidente do em São Bernardo.
O anúncio da nova executiva municipal coube ao presidente estadual da sigla, Josué Tavares.
Tavares destacou, acima de tudo, o reforço ao grupo do atual chefe do Executivo para a sucessão eleitoral de 2024.
Pinheiro é, por exemplo, aliado de primeira hora de Morando, hoje no segundo mandato à frente do Paço de São Bernardo.
O ex-integrante do governo foi nomeado para dirigir e montar o Avante, portanto, para o próximo pleito.
Executiva municipal
A executiva municipal recém-empossada conta ainda com Adhemar Flores, vice-presidente; Marcelo Reis, secretário-geral; Marcelo Galhardo, tesoureiro; e Tatiana Rebucci, segunda-tesoureira.
“Essa decisão é importantíssima para o partido em São Bernardo. Nós estivemos juntos com o prefeito Orlando Morando na eleição de 2020, e estaremos com ele novamente”, sustentou Tavares, ao lado dos novos componentes da executiva municipal, na sede do Avante em São Paulo.
Tavares pontuou que o Avante vai entrar na concorrência pelo posto de vice na chapa majoritária que terá a indicação de Morando. “Temos ambições no município. Claro, o sonho do partido é ter o candidato no Avante. Se não for possível, vamos brigar pela vice. Se não for possível, faremos uma chapa proporcional completa, com a certeza de eleger uma grande bancada de vereadores.”
Aval total da nacional e da estadual
O presidente estadual destacou que a nominata, a princípio, com vigência até janeiro de 2024, será renovada automaticamente, somente como mera formalidade.
“Ela vai ser renovada até julho e depois até dezembro de 2024. Tem o aval total da nacional, e da estadual que eles conduzirão o processo nas eleições em São Bernardo também.”
O dirigente paulista do Avante foi taxativo ao afirmar que outros nomes na cidade terão de passar, por exemplo, pela tutela da municipal caso desejem se filiar.
“O Avante tem direção em São Bernardo. Quem quiser se agregar, tem que procurar a direção local. Se der composição lá, o Pedro Pinheiro é quem vai conversar no município. Nós não temos como direção estadual ficar conversando nos municípios individualmente. Então quem conversa na cidade é o Pedro Pinheiro”, explicitou.
Pinheiro falou, em suma, da satisfação em assumir a direção do partido, acrescentando que a proposta é trabalhar pelo crescimento em São Bernardo.
“Faremos, inicialmente, uma atuação por novos filiados. É um partido em pleno crescimento. E São Bernardo não é diferente, está crescendo, vai se solidificar ainda mais e a ideia é bem essa realmente: fazer uma bancada forte de vereadores e, se possível, indicação para a majoritária”, disse, em resumo.
Arco de aliança
Além do Avante e do próprio PSDB, o prefeito Orlando Morando, com governo bem avaliado em pesquisas, tem, da mesma forma, aliados no comando também do PL e Republicanos.
Antigo PTdoB, o partido passou ser denominado Avante a partir de 2017.
Na eleição de 2020 fez 82 prefeitos, 87 vices e 1.074 vereadores.
Em relação a 2016, quando tinha 12 prefeitos eleitos, o crescimento proporcional foi, portanto, de 683%.
O pleito significou, além disso, a sua primeira vitória de prefeito de uma Capital brasileira: David Almeida, em Manaus (AM).
Uniu-se, por exemplo, ao seleto grupo de apenas 11 partidos que elegeram chefes de Executivo de Capital.
Em 2022, o Avante tevo como saldo positivo, em conclusão, a eleição de sete deputados federais, 14 estaduais e um vice-governador (Tadeu de Souza, AM), conquistando 2,2 milhões de votos válidos.