Joaquim Alessi
Intenção é, em primeiro lugar, auxiliar moradores que tiveram prejuízos por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica e água
Diversos moradores de Santo André sofreram, acima de tudo, impactos relacionados às chuvas e à ventania da última sexta-feira (3).
Falta de energia elétrica e de água foram os problemas mais comuns e que ainda seguem prejudicando muitos munícipes.
Para auxiliar as pessoas que tiveram algum prejuízo, o Procon Santo André vai promover na terça-feira (07.11) uma força-tarefa.
Será na sede do órgão, na Avenida José Caballero, 153, na Vila Bastos.
O atendimento será realizado das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento.
“Montaremos uma força-tarefa no Procon Santo André para receber todas as reclamações e viabilizar ações que visem minimizar os prejuízos sofridos por todos nós”, afirmou o prefeito licenciado Paulo Serra.
“Estamos atuando fortemente junto à Enel e à Sabesp para o pronto restabelecimento do fornecimento de energia e de água”, disse ainda.
Outras medidas
Além da cobrança junto a essas empresas, a Prefeitura ainda buscará outras medidas.
“Grande parte do município já voltou à normalidade, no entanto, o descaso e despreparo das empresas responsáveis para o atendimento da nossa gente será levado ao conhecimento do Ministério Público para providências”, complementou Paulo Serra.
Com relação à força-tarefa, a diretora do Procon Santo André Doroti Gomes Cavalini explicou o funcionamento.
“Vamos fazer um mutirão atendendo munícipes que tiveram prejuízos de perdas de mantimentos e eletrodomésticos e/ou eletroeletrônicos que eventualmente tenham queimado. Vamos procurar atender o mais rápido possível e prestar atendimento para todos aqueles que se sentiram lesados por falta de atendimento imediato, então vamos entrar com a reclamação”, orientou.
O que os munícipes devem fazer
A diretora explicou ainda como os munícipes devem proceder antes de se dirigirem ao Procon.
“Com relação a mantimentos que tenham estragado ou equipamentos queimados, o consumidor precisa ter minimamente uma noção do que tinha, o que perdeu, um valor aproximado, para abrirmos um pedido de indenização de danos. Traz a nota do produto ou informa o que aconteceu e vai precisar de ordem de serviço comprovando o motivo do problema”.
Ainda segundo Doroti Cavalini, o Procon auxiliará moradores para “que também tenham desconto na conta, porque o serviço não foi prestado”. Para isso, é necessário que o munícipe leve consigo uma conta da empresa fornecedora de energia ou água com o número da instalação. Para dar celeridade aos processos, o órgão vai disponibilizar pessoalmente ou através de solicitação por e-mail (no endereço procon@santoandre.sp.gov.br) um formulário no qual deverá ser relatado todo o caso.
Desde a última sexta-feira, as equipes de infraestrutura, mobilidade, zeladoria e Defesa Civil de Santo André estão trabalhando para o restabelecimento da normalidade na cidade. “Fica aqui o nosso imenso agradecimento a todos os colaboradores e servidores que, mais uma vez, não mediram esforços para recolocar nossa ‘casa em ordem’ depois do forte temporal”, disse o prefeito Paulo Serra.
Em campo
Prefeito em exercício, Luiz Zacarias esteve neste domingo (05.11), por exemplo, na Rua Mendes Leal.
Na sexta-feira, a queda da estrutura de uma construção causou o óbito de um trabalhador e deixou outro ferido (este já recebeu alta do CHM).
Zacarias conversou, além disso, com moradores do entorno da obra, que seguiam sem energia elétrica ainda neste domingo.
O prefeito em exercício cobrou novamente da Enel pronto restabelecimento do serviço tanto neste quanto em outros endereços da cidade que continuam, em conclusão, passando pelo mesmo problema.