Cartilha tem como objetivo informar e orientar a população sobre os recursos e benefícios sociais destinados às pessoas com deficiência
Com base na Lei Brasileira de Inclusão, o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), lançou o “Guia Prático: Direitos, Benefícios e Orientações Básicas da Pessoa com Deficiência”, que aborda as principais garantias que as pessoas com deficiências que moram no Estado de São Paulo têm à disposição.
A cartilha oferece orientações em diferentes áreas.
Como educação, saúde, trabalho, assistência social, habitação, transporte, cultura, lazer, turismo, justiça e segurança, além de participação na vida pública e política.
Também é possível encontrar uma listagem dos serviços estaduais de atendimento voltados a este público.
Informações diretas
“O guia leva às pessoas com deficiência informações diretas e acessíveis sobre os direitos e benefícios que elas têm assegurados, além de orientações básicas que visam promover a inclusão e a igualdade de oportunidades. Ao disseminar esses conhecimentos, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para que todos tenham os seus direitos respeitados”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O conteúdo da cartilha foi desenvolvido com técnicas que facilitam a compreensão de todos. Acesse a cartilha clicando aqui.
Acessibilidade
Empenhada em promover a acessibilidade e a inclusão no Estado de São Paulo, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência desenvolveu, neste ano, outras cartilhas orientativas.
A cartilha “Orientações e Cuidados para familiares de Pessoas com Síndrome de Down“, por exemplo, fornece orientações para a família de pessoas com síndrome de Down desde o nascimento, com informações detalhadas.
Além disso, a Secretaria distribuiu 4 mil cópias do Guia de Orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ele foi criado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), para mais de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Estado (bit.ly/GuiaTEAIES).
O Guia conta, portanto, com mais de 40 capítulos que englobam temas sobre pessoas com TEA.
Aborda o que é o TEA, dificuldades e preocupações cotidianas no contexto acadêmico, potencialidades dos estudantes, estereótipos e preconceitos.
Além disso, estratégias e orientações aos professores, gestores educacionais, colegas de classe e pessoas do convívio.
Indica quem procurar quando precisar de ajuda na universidade, matrícula de estudantes autistas no Ensino Superior, ingresso no mercado de trabalho, legislação, entre outros.
E, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, a SEDPcD elaborou, além disso, um manual para promover a acessibilidade no turismo.
O guia “Turismo sem Barreiras” orienta autoridades e organizações sobre como adaptar espaços para receber pessoas com deficiência de forma adequada, tornando-os acessíveis e acolhedores.
Também apresenta, da mesma forma, informações sobre as deficiências e suas pluralidades.
Centro de Tecnologia e Inovação (CTI)
O Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), equipamento de tecnologia da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, oferece ações gratuitas para capacitar, fortalecer e aprimorar profissionais, familiares e organizações da sociedade civil, que atuam e desenvolvem projetos, em conclusão, na área da pessoa com deficiência.