Participantes também discutiram propostas para aumentar a participação jovem na formulação de políticas públicas e elegeu delegados para a etapa Estadual, em novembro
A 6º Conferência Municipal de Juventude de Diadema aconteceu em 30.09, no Teatro Clara Nunes, com o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver.”
Com 62 participantes credenciados, de diversos segmentos, o evento discutiu propostas para ampliar a participação jovem na formulação de políticas públicas.
Além de eleger delegados para a etapa Estadual da Conferência e reativou o Conselho de Juventude da cidade, elegendo e dando posse aos novos membros.
Enriquecedor
“Tenho certeza que a conferência trouxe para a gente algo muito enriquecedor,” celebrou Rafaela Boani, coordenadora de políticas públicas para a Juventude de Diadema.
“Quando cheguei no cargo de coordenação, o meu maior desejo era que a gente tivesse a volta do conselho, que a gente tivesse uma conferência. Esse é o caminho pra gente conseguir executar políticas públicas, pra que a gente fomente as políticas públicas”, disse, além disso.
Para a coordenadora, isso só está acontecendo porque Diadema hoje tem, em primeiro lugar, uma gestão preocupada com essas questões.
“O prefeito e a vice têm um olhar carinhoso para essa pasta, aliás, para as pastas de todas as políticas que realmente necessitam de fomento, como Juventude, Mulheres, Igualdade Racial e a questão LGBT+. São coisas que nos fortalecem e nos deixam muito felizes, pois sabemos que estamos construindo algo com muitas mãos”, destacou.
A Conferência contou com uma palestra de Carlos Ramiro, de 21 anos, que bateu o recorde de professor mais jovem do Brasil.
Ele exortou os presentes sobre a importância de ter objetivos na vida e falou sobre o mercado de trabalho para quem está entrando agora neste mundo.
Em seguida, em grupos de trabalho, foram debatidas e aprovadas as propostas, que serão encaminhadas aos órgãos competentes e às etapas superiores da Conferência de Juventude.
Eleição
Passou-se então à eleição da delegação para a etapa estadual, que acontecerá em 23 e 24 de novembro, na cidade de Olímpia (SP).
Também foram eleitos, da mesma forma, os novos membros do Conselho da Juventude de Diadema.
Para Rafaela, da Coordenadoria de Juventude, a conferência foi, acima de tudo, um sucesso.
“Os movimentos sociais falam por si, mas nosso maior papel enquanto poder público é ouvir e executar esse trabalho que nos chega como demanda da sociedade civil organizada. Numa gestão do prefeito Filippi não ia ser diferente”, afirmou, em conclusão.