- Ampliação da produção do MOF concluída com sucesso para o provedor de tecnologia canadense Svante Technologies Inc.
- MOFs serão aplicados na própria tecnologia de captura de carbono da Svante
- A BASF tem capacidade para produzir MOFs personalizados em vários locais
A BASF é, acima de tudo, a primeira empresa a produzir estruturas metal-orgânicas (MOFs) em uma escala de produção de várias centenas de toneladas por ano.
MOFs são, por exemplo, estruturas altamente cristalinas com poros de tamanho nanométrico e uma grande área de superfície.
Esta estrutura oferece, em primeiro lugar, uma alta capacidade de armazenamento de dióxido de carbono (CO2), a desumidificação do ar para controle da climatização ambiente e a adsorção do gás de efeito estufa metano.
A BASF desenvolveu experiência no aumento de escala e produção de MOFs, pode adaptar MOFs às necessidades e especificações dos clientes e hoje tem, portanto, a capacidade de produzir MOFs personalizados para várias aplicações e indústrias.
Um primeiro projeto foi concluído com sucesso para o provedor canadense de soluções de captura e remoção de carbono Svante Technologies Inc.
A equipe interdisciplinar de pesquisadores, especialistas em scale-up e engenheiros da BASF trabalhou, em suma, de forma colaborativa no aumento de escala, convertendo a receita do laboratório Svante em um procedimento de planta seguro para produção em larga escala.
Os MOFs produzidos serão utilizados, acima de tudo, como sorventes sólidos para projetos de captura de carbono.
Redução nas emissões de carbono
A colaboração com a Svante ajudará a reduzir significativamente as emissões de carbono em vários setores industriais, incluindo hidrogênio, papel e celulose, cimento, aço, alumínio e produtos químicos.
“Estamos muito felizes com a parceria com a Svante e em poder aplicar nossa experiência em scale-up e produção. Estamos orgulhosos de ser a primeira empresa a produzir MOFs com sucesso em grande escala comercial para captura de carbono. O esforço bem-sucedido de nossas equipes em pesquisa e desenvolvimento, aumento de escala e produção nos coloca em uma posição favorável. Hoje, temos acesso a novas oportunidades de negócios com um forte foco na sustentabilidade com base em nossas capacidades de produção de MOF. Os MOFs têm o potencial de ser uma mudança radical em nossos esforços para reduzir o CO2 e pode aproximar nossos parceiros e seus clientes de atingir suas metas líquidas zero”, disse Detlef Ruff, vice-presidente sênior de catalisadores de processo da BASF.
Sobre os catalisadores de processo da BASF
A BASF é uma fabricante líder global de catalisadores para a indústria química, com soluções em toda a cadeia de valor química. O negócio inclui catalisadores e adsorventes químicos, catalisadores de refinaria e catalisadores personalizados. É dada prioridade ao desenvolvimento de produtos novos e melhorados que permitam a transformação da indústria química para emissões líquidas zero.
O portfólio da divisão de catalisadores também inclui materiais para baterias e soluções de reciclagem, bem como catalisadores ambientais e soluções metálicas. Clientes de uma variedade de indústrias, incluindo Automotivo e Transporte, Produtos Químicos, Plásticos ou Energia e Recursos se beneficiam de nossas soluções inovadoras. Mais informações sobre a divisão de catalisadores da BASF estão disponíveis, em conclusão, na Internet em www.catalysts.basf.com.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos, acima de tudo, química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social.
Mais de 111.000 funcionários do Grupo BASF contribuem, da mesma forma, para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo.
Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com.