Intervenções compreendem, por exemplo, desde pavimentação a execução de calçadas, guias, sarjetas e ramais de esgoto; serão investidos R$ 4,7 milhões no local
Dentro do compromisso de proporcionar melhoria na qualidade de vida com pacote de revitalização em todos bairros de São Bernardo do Campo, o prefeito Orlando Morando autorizou nesta segunda-feira (09.10), acima de tudo, o início de obras estruturais no Jardim Vida Nova, no Grande Alvarenga.
A ordem de serviço foi assinada, em primeiro lugar, em evento na EMEB Arlindo Miguel Teixeira, que contou com a presença de autoridades e diversos moradores.
O investimento do poder público no local será, em suma, da ordem de R$ 4,7 milhões.
O conjunto de intervenções, encabeçado pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, compreende os serviços de pavimentação e requalificação asfáltica, microdrenagem, execução de calçadas, guias e sarjetas, sinalização horizontal e vertical e obras lineares, em convênio com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que incluem ainda a implantação de linhas de recalque, redes coletoras, ramais de esgoto e ligações domiciliares.
Dívida que a Prefeitura tinha
“Autorização para início imediato, inclusive, com licença ambiental. Essas obras representam uma dívida que a Prefeitura tinha com a população. Uma intervenção importante, aguardada há mais de 30 anos pelos moradores do entorno. O compromisso foi, primeiramente, tirar a cidade do abandono, terminar as obras. Agora é levar infraestrutura onde não tem, a todos os cantos de São Bernardo, com robusto investimento, garantindo qualidade de vida. Vamos entregar essa obra até dezembro de 2024, dentro do nosso mandato”, assinalou, em resumo, o chefe do Executivo municipal.
Entre as vias contempladas nesta etapa do projeto estão as ruas Cristiano Carneiro Travi Filho, Francisco Beltran Batistini, das Voltas, Vereador Mario Franciscon e Maracaibo.
As medidas serão executadas em trecho de pouco mais de 1 quilômetro de extensão de vias e 7 mil metros quadrados de requalificação de pavimento.
Da mesma forma, as melhorias se conectam com a reestruturação em andamento pela Administração municipal na Estrada dos Alvarengas.
Tranquilizador
Morador do Jardim Vida Nova desde 1993, o comerciante Márcio Silva, de 49 anos, frisou que as obras irão assegurar tranquilidade aos munícipes do bairro, próximo à Represa Billings.
“Será um tranquilizador. Sofríamos antes com a insegurança por se tratar de área de manancial. Então, além da grande felicidade de receber essas melhorias, a tranquilidade, esperança e expectativa positiva de construir um futuro melhor, assim como na valorização dos imóveis”, disse, em resumo.
O Grande Alvarenga reúne cerca de 72 mil moradores e recebe pacote robusto de investimento em infraestrutura. Com a inclusão de diversos bairros divididos por lotes, como Parque das Garças, Parque Alvarenga, Jardim Recanto dos Pássaros, Recanto da Amizade e Jardim Cruzeiro do Sul, o projeto totaliza nesta fase cerca de 10 quilômetros de vias e mais de 70 mil metros quadrados de ruas pavimentadas.
A iniciativa compõe o Prosabs (Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental dos Bairros de São Bernardo).
O programa tem como objetivo principal desenvolver projetos de intervenções na infraestrutura para a melhorar a mobilidade e acessibilidade.
Além disso, levar saneamento básico, saúde, educação e segurança urbana.
Assim como promover a mitigação de impactos ambientais em áreas da bacia hidrográfica da Represa Billings, em várias áreas do município.
Transformação
São Bernardo passa por processo de transformação desde 2017, e a mudança estrutural engloba o Grande Alvarenga em larga escala.
Maior plano de investimento em infraestrutura e mobilidade da história da cidade, o Prosabs executa, atualmente, por exemplo, três importantes intervenções em bairros do Pós-Imigrantes.
Incluindo neste escopo a reestruturação da Estrada dos Alvarengas, alargamento da Estrada do Poney Club e a nova ligação do Jardim das Orquídeas à Rodovia dos Imigrantes e ao Rodoanel, via prolongamento da Rua Santa Martins.