O ABCD é um dos grandes destaques do Documentário Guardiões das Águas, a ser lançando nesta quarta-feira, dia 11, às 20 horas, no Espaço Cultural Centro da Terra, em Perdizes, Capital.
O filme mostra, em primeiro lugar, que o Estado de São Paulo, principalmente sua Capital, é um exemplo da dificuldade de recuperar seus rios e represas.
Basta ver, acima de tudo, a situação dos Rios Tietê e Pinheiros e das Represas Guarapiranga e Billings.
Apesar dos bilhões de reais gastos nas últimas décadas por sucessivos governos.
Mas existem profissionais, empresas e instituições que se esforçam para manter viva a luta pela preservação e recuperação dos rios e represas do Estado.
Esta luta é mostrada, portanto, no documentário.
Protagonistas da região
Seus dois principais protagonistas moram no ABCD.
O pesquisador e aventureiro Dan Robson, morador de São Bernardo, é o principal narrador do enredo.
Ele mostra seu trabalho, muitas vezes perigoso, para colher as águas dos rios Tietê e Pinheiros e das represas Billings e Guarapiranga.
Estas águas são analisadas pela professora Marta Marcondes, que há anos trabalha com Dan.
Ela conta em detalhe no documentário como realiza o trabalho de análise das águas junto com seus alunos na Universidade de São Caetano do Sul, a USCS.
Marta, uma apaixonada pelo tema, é também moradora de São Caetano.
No filme ela revela, em suma, como está a atual situação dos rios e represas em comparação com o início do trabalho, há mais de uma década.
Mais personagens
Mas outros personagens do ABCD aparecem no filme.
Caso de Vanderléia Rodsenback, a Leia, presidente da Colônia de Pescadoras da Billings.
Seu depoimento de tantos anos de amor pela represa é comovente.
Ainda aparecem no filme Márcio Conti, um dos sócios do histórico Restaurante Flutuante Netuno, fundeado na represa às margens da Estrada Velha do Mar.
O filme mostra ainda a situação de outros rios do Estado e coloca em perspectiva discussões sobre um tema de muita importância para as atuais e futuras gerações.
O documentário tem roteiro do jornalista Roberto Gazzi, ex-Diario do Grande ABC, Folha de S. Paulo e, por 26 anos, do Estadão.
“Como repórter de Cidades nos três jornais e depois editor-chefe do Estadão, o tema fez parte do meu dia a dia, fossem enchentes, planos de recuperação dos rios, reclamações de leitores, etc”, lembra Gazzi, da mesma forma morador de São Caetano.
Guardiões das Águas tem, em conclusão, direção de Vinicius Feller e Luanna Negreiros. Foi produzido por All Records, Lamela e Usina.