O vereador Américo Scucuglia (PTB) protocolou indicações para melhorar o sistema de estacionamento rotativo de São Caetano do Sul, conhecido como Zona Azul.
Os pedidos visam, em primeiro lugar, proporcionar mais comodidade aos usuários.
O vereador solicitou estudos para que os idosos e deficientes físicos possam estacionar em qualquer vaga de estacionamento rotativo.
Isso, pelo período máximo de 2 horas, com credencial expedida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Por lei federal, as cidades são obrigadas a disponibilizar essas vagas.
São 2% das vagas de estacionamentos nas vias públicas para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e 5% para pessoas acima de 60 anos.
“A atual quantidade de vagas destinadas não acompanha o crescimento dessa população. Com a possibilidade de abertura de novos locais de estacionamento, proporcionará melhores condições de segurança para os idosos e portadores de necessidades especiais”, justifica Américo na indicação.
Em outra sugestão, o parlamentar requer a instalação de parquímetros que seriam incorporados ao atual sistema de cobrança.
“A instalação de parquímetros possibilitará uma cobrança mais justa, proporcional ao período de estacionamento, e também acabará com atual dificuldade de se encontrarem pontos de comércio dos talões de Zona Azul. A forma de pagamento será opcional e essa medida seria a ideal para otimização do tempo e evitar demora ao se utilizar o sistema de estacionamento rotativo”, concluiu o vereador.
Atualmente, a fiscalização do estacionamento rotativo está sendo feita de forma educativa pela própria Prefeitura, até 7 de outubro.
Licitação para contratação de empresa para operar o sistema, em conclusão, está em andamento.