Ribeirão Pires lança Festa Italiana Solidária

In ABCD, Canto do Joca, Cultura, Turismo On
Guto Volpi, Fred Rovella e e pessoal das entidades assistenciais no lançamento da 1ª Festa Italiana de Ribeirão Pires. Fotos: Comunicação/PMETRP

Cultura, muita música típica e farta gastronomia integram, em primeiro lugar, o cardápio especial de mais uma festança na Estância

Joaquim Alessi

O prefeito Guto Volpi dá show quando o assunto é turismo, desenvolvimento econômico e eventos. Isso, toda Ribeirão Pires já sabe de sobra.

Mais uma vez, portanto, ele supera as expectativas ao revelar os primeiro detalhes da Festa Italiana, programada para 30 de setembro,1º, 07 e 08 de outubro.

Sempre das 18h às 22h aos sábados, e das 11h às 21 aos domingos.

Inspirado no sucesso de São Caetano, onde ele trabalhou por algum tempo com eventos, Guto não admite, mas promete surpreender.

Pela degustação nesta sexta-feira (22.09), com jornalistas, influenciadores e autoridades, já dá para imaginar o será oferecido ao público.

No que se refere à música, o show de Fred Rovella foi apenas um aperitivo na degustação. O artista vai arrasar com o público, isso é certo.

Em prol do social

Ao lado da mãe, Lígia Volpi, presidente do Fundo Social, Guto ressaltou “a felicidade em ver a atividade repleta de pessoas corajosas e empreendedoras em prol do social”.

E destacou: “Fomos apadrinhados pelo Charly Farid Cunha, da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, que tem 30 anos de experiência na tradicional festa da cidade. Com essa inspiração, trazemos o toque especial de Ribeirão Pires, com novidades e sempre priorizando a democratização do acesso à cultura e ao lazer”, destacou, em resumo.

O evento reuniu as entidades sociais, selecionadas por meio de chamamento público, que serviram seus principais pratos – doces e salgados – a todos os convidados.

As entidades

Ao todo, 18 entidades participam da Festa Italiana Solidária: Grupo Espírita de Estudos – A Caminho da Luz, Recanto Luz Irmã Scheilla, Grupo Escoteiro Anderson Rossi de Almeida, Estância Delfis, Projeto Amor a Vida (Proav), Igreja Renascer em Cristo, Instituto Dias Melhores, Paróquia Santana, Paróquia Matriz São José, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Centro de Referência do Idoso, Casa de Acolhida, Associação Tornar a Brotar, Associação Ribeirãopirense para Integração Social (ARIS), Rotary Clube Ribeirão Pires, Instituto Reinar, Kaikan e Associação das Chocolateiras.

“É uma satisfação e desafio promover a Festa Italiana, inspirada na experiência de São Caetano. As instituições e entidades da cidade surpreenderam e mostraram seu empenho para que isso fosse uma realidade”, comentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi.

Dentre as opções gastronômicas estão pizza, panqueca, caponata de beringela, risoto e  lanches (linguiça, calabresa e mortadela).

Além disso, porpeta com macarrão penne, polenta e frango frito, fogazza, macarronada, minestrone, capeleti, nhoque, rondelli, raviolli e  lasanha.

Isso, sem contar a icônica bisteca fiorentina, parmegiana, gelato, crespelle, cannoli, soda italiana e chocolate. Deu água na boca.

A Festa Italiana Solidária está marcada para acontecer, portanto, em dois finais de semana, aos sábados e domingos, entre 30 de setembro e 8 de outubro.

Será, da mesma forma, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro).

A festividade terá entrada social de 1kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração pet.

“Uma oportunidade única para as entidades. Nunca participamos de eventos desse porte, nem tivemos a chance de ter a verba arrecadada revertida para nós. Escolhemos o nhoque porque é um prato que muitas pessoas em situação de rua nos perguntam se servimos, dizendo que nunca provaram”, comentou, em conclusão, a assistente social da Casa de Acolhida, Telma Gonçalves.

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu