Mostra de Artes e Cultura ainda está em exposição nos centros culturais da cidade; confira a programação e vá curtir com a família
A Mostra de Artes e Cultura de Diadema segue a todo vapor até o final de setembro.
São apresentações teatrais, de dança, de artes plásticas e muitas outras manifestações, movimentam a cultura na cidade.
Ao todo, são mais de 120 mil reais em prêmios nas diversas categorias da Mostra, cuja programação completa pode ser conferida https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/ .
Além da mostra, os centros culturais da cidade também recebem peças de teatro, saraus, apresentações de música, espetáculos de dança, contações de histórias e muito mais!
Os equipamentos culturais de Diadema contam com intensa programação e todos os eventos podem ser conferidos no link https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.
Conheça a programação da segunda quinzena de setembro, chame a família e venha curtir a cidade!
Dia 16
Centro Cultural Diadema
13h – Cultura popular (censura livre)
Feira Feira – Variedades Culturais & Artísticas & Artesanais & Gastronômicas
Expositores da cidade e região com artes e artesanatos, moda, acessórios, artigos usados e desapegos, serviços e gastronomia, apresentações, intervenções artísticas, atividades socioculturais e afins.
Teatro Clara Nunes
15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance (censura livre)
16h – Teatro infantil (censura livre)
Cocô de Passarinho
Cia Noz de Teatro, Dança e Animação
A peça conta a história dos moradores de uma vila que diariamente se encontram na praça, mas não têm muito que falar. Todos os dias eles enfrentam o mesmo problema: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia, um vendedor de flores passa pela vila e algo inesperado transforma suas vidas.
Centro Cultural Taboão
15h – Dança (censura livre)
Bailando na Cidade
A Cia. de Danças de Diadema apresenta trechos da coreografia Antropo100. Em seguida, alunos(as) do Centro Cultural Taboão e do Ballet Adulto da Biblioteca Santa Luzia fazem uma apresentação com a coordenação de Carolini Piovani, Carlos Veloso e a professora Thais.
Centro de Memória de Diadema
16h – Música (censura livre)
Roda de Choro
Neste encontro, muita música e uma conversa informal sobre esse gênero instrumental da música popular brasileira cuja origem remonta ao final do século XIX. Aberto a músicos que queiram acompanhar.
Ceu das Artes
19h – Teatro (censura 12 anos)
Gaivota Disparate
Grupo Pronome Oblíquo
Elba é uma atriz que luta para exercer seu ofício. Enquanto não consegue um trabalho no campo das artes, sobrevive empilhando enlatados no estoque de uma mercearia. Sua vida, no entanto, parece estar prestes a sofrer uma grande mudança.
Dia 17
Teatro Clara Nunes
15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance (censura livre)
Dia 21
Centro Cultural Nogueira
10h e 14h – Contação de história (censura livre)
Historinha da Capoeira
Apresentação de roda de capoeira com contação de histórias sobre essa arte de resistência negra.
Dia 22
Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
14h – Dança (censura 60+)
Baile-Show: Especial 60+
Em comemoração ao aniversário do Grupo Vitória – Corpo e Movimento, atividade desenvolvida semanalmente em parceria com a equipe da UBS Maria Tereza, realizaremos nosso baile com a participação da Banda Skema Show.
Centro Cultural Heleny Guariba
15h – Dança (censura livre)
Bailando Na Cidade
A Cia de Danças de Diadema apresenta trechos da coreografia Antropo100. Em seguida apresentam-se as crianças das oficinas do Centro Cultural Heleny Guariba, coordenadas pela professora e bailarina Daniele Santos.
Teatro Clara Nunes
19h – Mostra de Música – Canção, Instrumental, Rap e Suas Vertentes (censura livre)
Dia 23
Biblioteca Olíria de Campos Barros
10h – Encontro literário (censura livre)
Clube de Leitura Leia Mulheres Diadema
Livro: “A Redoma de Vidro”, de Sylvia Plath
Mediação: Angelina Souza e Ruymar Marazo
Iniciado em janeiro de 2022, o Clube tem como propósito ler e conversar sobre livros de autoria feminina, desde a literatura clássica à contemporânea. Em setembro, o livro-tema do encontro é “A Redoma de Vidro”, de Sylvia Plath.
16h – Mostra de Humanidades – Sarau (censura livre)
Centro Cultural Nogueira
15 – Dança (censura livre)
Bailando Na Cidade
Companhia de Danças de Diadema
O “Bailando Na Cidade” apresenta trechos da coreografia Antropo100. Na sequência, apresentação dos alunos das oficinas de Ballet do Centro Cultural Nogueira com a Professora Noemi.
Teatro Clara Nunes
19h – Mostra de Música – Canção, Instrumental, Rap e Suas Vertentes (censura livre)
Dia 24
Centro Cultural Canhema – Casa do Hip Hop
13h – Hip Hop Em Ação (censura 14 anos)
O Hip Hop Em Ação existe há mais de 20 anos, sempre buscando reproduzir o que é desenvolvido no dia a dia das oficinas, mas também convidando artistas da cena do Hip Hop. O propósito é incentivar a arte e dar voz aos jovens por meio da ação cultural coletiva.
Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado
15h – Roda de Samba da Prudente
O Projeto apresenta esse patrimônio e herança cultural afro-brasileira que são as Rodas de Samba, promovendo o encontro de músicos e compositores da região. Nesta edição, o Grupo de Samba DS interpreta sucessos do samba e pagode dos anos 1990 até os dias de hoje, na discotecagem DJ Carlu.
Teatro Clara Nunes
19h – Mostra de Música – Canção, Instrumental, Rap e Suas Vertentes (censura livre)
Dia 26
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
10h e 14h – Contação de histórias bilíngue português e Libras (censura livre)
“Histórias de Sabedoria”
Com a Cia Arte Raiz
Em celebração ao Dia Nacional do Surdo, a Cia Arte Raiz apresenta, em Libras e Português, Histórias e Sabedoria, histórias preservadas na tradição oral da sabedoria dos terreiros, floreando a ancestralidade, estimulando o olhar no presente e seguindo para o futuro, honrando o passado e os antepassados.
Online – transmissão nas redes da Secretaria de Cultura
15h – Sabor da Cultura (censura livre)
Biblioteca Olíria de Campos Barros
19h – Contação de histórias bilíngue português e Libras (censura livre)
Histórias de Abraçamento: A Garota Silenciosa
Cia. Arte e Raiz
Em celebração ao Dia Nacional do Surdo, a Cia Arte e Raiz apresenta esta história que traz a temática da acessibilidade em busca da reflexão e empatia, proporcionando uma visão igualitária pela equidade, de tentar superar as práticas capacitistas existentes na nossa sociedade.
Dia 28
Praça da Moça
19h – Música (censura livre)
Martinho Jorge – Trio de Samba
O artista Martinho Jorge é afilhado do Martinho da Vila e, em seu show, apresenta sambas tradicionais e autorais, acompanhado de músicos do mais alto nível com trajetória fincada no samba, como Dino Daia, Sergio Bello, Ubaldo Versolato, Marrom Nassor, entre outros.
Dia 29
Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado
15h – Teatro Infantil (censura livre)
Tem Tigre, Tem Hiena, Cuidado Com a Coelha Pequena
A peça retrata os impactos negativos da atividade humana no meio ambiente, como as queimadas, caça desmedida, devastação e poluição dos rios. Mostra o desespero dos animais com as mudanças no seu habitat. O espetáculo, além de divertir, é um alerta para as crianças.
Centro de Memória de Diadema
19h – Sarau (censura livre)
Sarau do Memória
Em mais uma edição do tradicional “Sarau do Memória” convidamos para apreciar manifestações artísticas diversas: prosa e poesia, música, dança e audiovisual, com a presença de autores da cidade. Mostre sua arte ou venha fruir conosco.
Dia 30
Centro Cultural Heleny Guariba
17h – Hip Hop (censura 16 anos)
Liga Das Batalhas
Segunda Liga Das Batalhas Do Setor D
Encontro dos participantes das batalhas de rimas que acontecem na cidade e apresentação de artistas convidados nos intervalos de cada batalha.
Centro Cultural Taboão
16h30 – Música (censura livre)
Momento MPB
Com Vilson Moreno e Convidados
Vilson, compositor, cantor e músico, começou sua carreira em 1986, participando de eventos no Grande ABC, principalmente em Diadema. Lançou um LP em vinil em 1990, atuou nos grupos Clave de Lata, Sucantando e Banda dos Curumins com grande reconhecimento público.
18h – Música (censura livre)
Momento MPB
Com Mário Deganelli
Mário é um multiartista diademense que desenvolve trabalhos em diversas linguagens. Iniciou sua trajetória musical nos anos 1990 e participou das bandas AI-5, Kokopelli e Clã de Curingas. Um dos idealizadores do Diadema Rock, foi premiado na Mostra de Artes, em 2018 e 2021.
Teatro Clara Nunes
19h – Encerramento e Premiação da Mostra de Artes 2023