Por meio do projeto Corte Light, a empresa alerta os clientes que possuem débito pendentes de pagamento para evitar penalidades e a interrupção efetiva do abastecimento
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, inova com o projeto Corte Light, uma ação de orientação presencial, que tem como objetivo informar antecipadamente os clientes que possuem débitos pendentes de pagamento com a companhia para evitar penalidades e a interrupção efetiva do abastecimento.
Por meio da iniciativa, os clientes da concessionária são orientados por agentes comerciais da empresa, que visitam o imóvel e quando constatam débitos anteriores envolvem o registro do cavalete com uma fita adesiva e orientam o morador sobre o débito existente, bem como, sobre a penalidade da interrupção efetiva de abastecimento em caso de não pagamento dos débitos pendentes.
“A ação antecipa o cliente sobre seus débitos e orienta sobre a regularização para que ele não sofra com o corte efetivo do serviço, que conta com uma tarifa para a religação quando ocorre”, destaca Maíra Silva, responsável pelo setor de arrecadação da BRK em Mauá.
No período de trinta dias, a empresa identificou aproximadamente 225 clientes que possuíam débitos e destes, 44% regularizaram a situação apenas com a ação de orientação realizada pelo projeto Corte Light.
Com a realização do Corte Light, é feita uma notificação ao cliente e concedido um período de 30 dias a mais do vencimento das contas atrasadas para que ele se organize e siga com a regularização. Quando o pagamento não ocorre, mesmo após a orientação realizada por meio do projeto, os funcionários da empresa realizam uma segunda visita no imóvel e efetivam o corte e a interrupção do fornecimento do serviço.
“Em linhas gerais, é um trabalho que proporciona aos clientes a negociação dos débitos antes do corte efetivo, sendo uma forma de reeducar os clientes que ao longo do tempo foram se endividando com as dificuldades enfrentadas até mesmo pela pandemia do Covid 19, período em que muitos perderam seus empregos, aumentando o endividamento das famílias e consequentemente a inadimplência do pagamento das contas de água e esgoto”, reforça Maíra.
Para a BRK, o projeto Corte Light vai muito além do ganho de produtividade em prol da arrecadação da empresa, é uma iniciativa social, pois permite que as pessoas se organizem e possam regularizar suas dívidas o quanto antes, evitando situações que fogem do controle orçamentário.