Joaquim Alessi
O Buffet Napoleão, em São Bernardo do Campo, foi palco, na noite de quarta-feira (06.09) de solenidade que celebrou os 20 anos do NEAFMABC (Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC), os 20 anos da Residência em Neurologia da Infância e da Adolescência e os 40 anos da Neurologia Infantil iniciada pelo Prof. Dr. Rubens Wajnsztejn na Med ABC.
Mas, como ressaltou a psicóloga e psicopedagoga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, coordenadora do NEA, “essa história começa muito muito antes destes 20 anos, visto que o professor Rubens está formado como médico, pela USP, há 44 anos, e conduz, por escolha do coração, a neurologia infantil e da adolescência há 40 anos no centro universitário da FMABC”.
Alê, como é conhecida, está formada há 30 anos como psicóloga e depois como psicopedagoga e neuropsicóloga. Atua desde a formação na área clínica e educacional.
E foi exatamante no solo do Centro Universitário da Medicina ABC que iniciou a “trajetória como coordenadora e depois preceptora, membro da diretoria do departamento em neurociências e docente, no decorrer desses 20 anos de existência do NEA”, como ressaltou em sua fala.
O encontro reuniu, acima de tudo, 130 convidados, que viajaram por esse período todo de realizações memoráveis.
O final do pronunciamento de Alê foi apoteótico. Ela afirmou, em conclusão: “NEA e Neuro, lembrem-se: somos referência, existência e propósitos. Desejamos ao NEA, à Neuro Infantil, à FMABC e a todos os que construíram e constroem e construirão, essa história: que na luz da coletividade; na sombra do estudo científico; e no descanso da empatia, venham mais 20 anos de saúde e prosperidade”.