Joaquim Alessi
Tradição na cidade, a parada cívico-militar estava sem ser realizada havia três anos, em razão da pandemia e, em 2022, por causa da forte chuva.
Mas, neste 7 de setembro, o prefeito José Auricchio Júnior não deixou por menos e, como cantaria Sérgio Sampaio, colocou os blocos na rua.
Poucos vão lembrar-se da canção, mas ela dizia: “Eu quero é botar meu bloco na rua/Brincar, botar pra gemer…”.
Brincadeiras à parte, desfilaram entidades do terceiro setor, como, por exemplo, a APAE, sob a batuta do vereador Caio Salgado, os Patrulheiros Mirins, do Rotary, grupos de terceira idade, forças de segurança e muitos outros.
Da mesma forma, todas as escolas municipais, que deixaram embevecida no palanque a secretária da Educação, Minéa Paschoaleto Fratelli.
A chefe da Pasta municipal da Educação gravou, com seu celular, absolutamente todas as unidades que desfilaram, sempre com um largo sorriso.
Igualmente, o secretário de Segurança da cidade, Lourival dos Santos Silva, desceu do palanque para ver de perto suas tropas e viaturas no meio da avenida.
Chekin, uma parada
Além disso, destaque especial para o secretário de Esportes, Mauro Chekin, comandante-em-chefe do desfile.
O homem é uma parada, literalmente.
Com sua bengala, percorreu por quilômetros a avenida Presidente Kennedy, conferindo de perto cada bloco a desfilar.
Antes do início do desfile, ele já orientava grupo por grupo, e foi assim até o final, percorrendo com maestria a via pública.
Prefeito impecável
Do alto do palanque, de terno azul, camisa branca e gravata amarela, impecável, o prefeito José Auricchio Júnior esbanjava simpatia e alegria.
Acenava a todos e todas, feliz com a realização, e até mesmo estivaca o braço para um aperto de mão nos que conseguiram chegar mais perto.
Muitos vereadores a seu lado, a exemplo de Gilberto Costa, Tite Campanella, Marcel Munhoz, César Oliva, Olyntho Voltarelli e Cicinho.
Pelo menos, foram esses que me lembro de ter visto, e peço desculpas caso não tenha citado algum outro presente.
Também merece destaque a presença do magnífico reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Prof. Dr. Leandro Prearo.
Assista à entrevista do prefeito José Auricchio Júnior ao final do desfile: