Joaquim Alessi
Comitiva integrada pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, pelo gerente-executivo do Cofip ABC, Francisco Ruiz, pela gerente de Relações Institucionais da Braskem – Região Sudeste, Sylvia Tabarin Vieira, mais representantes da empresa e da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) reuniu-se com a bancada do PT na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (05.09), a fim de convidar os deputados estaduais para o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Química.
O ato está marcado para 18 de setembro, nas dependências do Polo, com o objetivo de apresentar o conjunto de empresas aos parlamentares.
Além disso, os representantes do setor esperam mostrar ao Poder Legislativo a importância de se criar mecanismos que garantam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e a proteção dos moradores do entorno.
Aroaldo foi o primeiro a falar e apresentou o Polo à maioria dos parlamentares.
Falou da importância do setor para os trabalhadores, para a sociedade em geral e para as finanças das Prefeituras de Mauá e Santo André.
Sylvia Tabarin Vieira, da mesma forma, destacou a preocupação das empresas com a possibilidade da construção de prédios de apartamentos ao redor.
A executiva disse que o Polo entende a necessidade de uma política habitacional, defende mais moradias para todos, mas ressaltou a necessidade de se estabelecer políticas públicas voltadas a todos os envolvidos no processo.
Presença maciça de deputados
O encontro aconteceu no Gabinete do líder da bancada petista, Paulo Fiorilo, líder da Federação PT/PCdoB/PV na Alesp.
A articulação partiu do deputado estadual Luiz Fernando, de São Bernardo do Campo, e presidente da Frente Parlamentar da Indústria Química.
Ao lado dele, estava o deputado Rômulo Fernandes, de Mauá, município diretamente envolvido com o tema.
Destaque especial, o deputado e ex-senador Eduardo Suplicy acompanhou tudo com muito interesse.
Também participaram da reunião os deputados Emídio de Souza, Beth Sahão, Donato, Jorge do Carmo, Enio Tatto, Luiz Claudio Marcolino, Márcia Lia, Professora Bebel, Paulo Batista do Reis, o Deputado Reis, Teonílio Barba e Thainara Faria.
Ou seja, dos 18 deputados petistas na Casa, 15 marcaram presença.
O deputado Mário Maurici até recebeu os visitantes na entrada do Gabinete, mas depois não participou, certamente por outro compromisso.
Ele teve importante passagem nos governos de Celso Daniel e conhece muito bem a situação do Polo Petroquímico.
Mas, seu filho, portanto, fez questão de integrar o encontro. Trata-se do deputado federal, ex-prefeito de Franco da Rocha e presidente estadual do PT, Kiko Celeguim.
Prefeitura da Capital
No final do encontro foi feito o convite para participação no lançamento da Frente, no dia 18.
Além disso, o pedido para que ajudem na interlocução com a Prefeitura de São Paulo, a fim de que também o prefeito Ricardo Nunes assine decreto de reconhecimento do Polo.
Finalmente, para que todos atuem junto aos governos do Estado e da União com o mesmo objetivo.
Fora os parlamentares petistas, também a atuação da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) foi destacada na conversa.