Serviço de Diadema, em parceria com a Fundação Procon, promove, em primeiro lugar, atendimento itinerante em um bairro diferente a cada mês
Pela sexta vez neste ano, o Procon Diadema e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado de São Paulo disponibilizam, portanto, o atendimento nos bairros.
Nesta sexta-feira (1º.09), por exemplo, moradores do Campanário puderam esclarecer dúvidas e receber orientação sobre questões relacionadas ao consumo de produtos e serviços.
Uma dessas moradoras foi Jéssica Aparecida de Freitas Ramos, que soube da ação pelas redes sociais da Prefeitura e foi até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Praça Celite, onde foi instalada a estrutura do Procon Móvel para reclamar sobre uma empresa de serviços essenciais.
“É bom ter o atendimento no bairro, pertinho da gente. Eu vim acompanhar minha tia e já aproveitei. Eles me ajudaram muito, agora vou pegar os documentos para formalizar a reclamação”, relatou, em resumo.
Já Kátia Filomena Bezerra procurou o Procon Móvel, além disso, para refinanciar uma dívida com o banco. “As informações vão me ajudar nesse processo”, comentou.
Durante o dia, aproximadamente 50 pessoas foram atendidas.
As principais reclamações recebidas eram relacionadas a cobranças indevidas, empréstimos consignados e compras por internet.
Para a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, a ação traz visibilidade para o serviço e amplia o atendimento realizado pela instituição.
Até o final de setembro está previsto um novo dia de Procon Móvel. O bairro será definido ao longo do mês e a informação divulgada no site da Prefeitura (https://portal.diadema.sp.gov.br/)
Atendimento
O Procon Diadema é, em primeiro lugar, um serviço ligado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, que funciona na região central e recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Mas, para ser atendido, é preciso ser morador de Diadema ou funcionário da Prefeitura do município.
A reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A orientação, em conclusão, é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.
Serviço:
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
Email: procon@diadema.sp.gov.br