Evento no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia abordou o poder transformador da Educação e marcou lançamento do projeto Professor Leitor
O Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia recebeu nesta quinta-feira (31.08) o Encontro Municipal de Educadores, mais uma importante iniciativa na formação continuada de professores da rede municipal de Santo André.
Cerca de 3,5 mil profissionais de ensino estiveram no Ginásio Laís Elena Aranha e acompanharam uma palestra do professor e filósofo Mario Sergio Cortella, com o tema “Dialogando com Cortella: o poder transformador da Educação”.
“Esse ginásio que nos recebe é muito especial, pois se tornou um símbolo da nossa vitória contra a Covid. A pandemia deixou uma grande cicatriz na Educação de uma forma geral, na formação das nossas crianças. Ações como essa de hoje vêm para mostrar a importância dos nossos educadores. Profissionais que contribuem para formar uma geração cada vez melhor”, pontuou o prefeito Paulo Serra.
Durante o evento os educadores ganharam kits com livros do projeto Professor Leitor, destinado a professores da rede municipal de ensino, que visa valorizar e contribuir com a formação continuada, oferecendo oportunidade de leitura e fundamentação teórica a partir da interação com autores renomados e pesquisadores que são referência da área da Educação.
Ao falar sobre o poder transformador da Educação, o filósofo Mario Sergio Cortella comentou sobre a missão e os desafios de ser um profissional de ensino.
“Ser professor é mais que um emprego, é um modo de existir, com a capacidade de cuidar. Um compromisso sincero que valoriza de fato sua atuação. Uma reflexão de que a vida deveria ser melhor e será”, afirmou o palestrante que, durante sua explanação, prendeu a atenção da plateia com citações curiosas e divertidas.
Graduado em Filosofia, com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mario Sergio Cortella se formou doutor em Educação sob a orientação de um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire. Tem quase 50 livros publicados e, no ano que vem, completará cinco décadas atuando como professor.
“Já estive em Santo André em outros momentos, mas hoje venho com a tarefa de compartilhar com colegas uma aula de reflexão. A humildade pedagógica indica a capacidade de ir além, ser melhor e compartilhar conhecimento com outra pessoa. Educação traz a relevância para uma vida de aprendizagem”, destacou Cortella.
O Encontro Municipal de Educadores faz parte de uma série de iniciativas realizadas pela Secretaria de Educação com o objetivo de investir permanentemente no aperfeiçoamento e na qualificação das práticas docentes, reverberando no processo de ensino e de aprendizagem do aluno.
“Cada vez mais temos nos empenhado para trazer toda nossa rede para perto, assim como as famílias e a sociedade como um todo”, ressaltou o secretário de Educação, Almir Cicote, que durante o evento mostrou os óculos inteligentes distribuídos para alunos com deficiência visual na rede municipal.
Professor Leitor
Os kits do projeto Professor Leitor são compostos por 12 livros.
As obras foram escolhidas considerando que os professores da rede municipal possuem diferentes vertentes de atuação nas etapas e modalidades, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
O conteúdo engloba questões como os princípios de educação inclusiva, temas educacionais da atualidade e a leis vigentes.
Fotos: Eduardo Merlino/PSA