São Caetano do Sul investiu de forma pioneira no atendimento tecnológico a favor da saúde. Em agosto de 2022, foi inaugurado o primeiro Núcleo Municipal de Telemedicina, no Complexo Hospitalar de Clínicas, com cinco consultórios virtuais.
O programa se expandiu rapidamente e, em poucos meses, recebeu mais três consultórios virtuais no Atende Fácil Saúde. Além disso, iniciou a realização de exames a distância com o TytoCare. Em um ano de atividades, foram realizados 38.693 atendimentos em diversas especialidades.
“Iniciamos com sete especialidades, que estavam com atendimentos represados por conta da pandemia e, em pouco tempo, expandimos para 14 especialidades médicas. Além de termos equalizado as filas, o serviço otimizou a rotina de médicos (que muitas vezes atendem em diversos locais), aumentou a produtividade e nos garantiu agilidade no envio rápido de exames e laudos”, explica a secretária de Saúde em exercício, Cibele Sequeira.
Hoje são 14 especialidades atendidas por Telemedicina: cardiologista, alergista, dermatologista, vascular, endocrinologista, hematologista, neurologista, nefrologista, otorrinolaringologista, pneumologista, reumatologista, urologista, saúde mental e clínico geral.
Ao longo do ano, cardiologia foi a especialidade que mais atendeu munícipes, com 12.253 consultas no período, seguida por neurologia (5.975 consultas), dermatologia (5.439 consultas) e endocrinologista (3.103 consultas).
“Não conhecia o atendimento por telemedicina, achei tudo prático, rápido e resolutivo. Não há atrasos nas consultas e os médicos atendem muito bem, achei muito prático esse tipo de atendimento”, destacou Carlos Alberto Galdencio Bento, que já foi atendido por cardiologista e endocrinologista.
“Meu irmão tem problemas de audição e eu o acompanho em todas as consultas.Fomos muito bem atendidos pelo cardiologista da telemedicina. O médico avaliou, pediu exames e tirou nossas dúvidas. Facilitou muito o atendimento pela telemedicina, achei que foi rápido e minha nota para esse serviço é 10”, afirmou Eliete Maria da Silva.
Em abril de 2023, mais uma grande evolução nos serviços da Telemedicina chegou a São Caetano: o TytoCare, tecnologia que possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.
O aparelho utilizado pelos especialistas tem sete funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, além do sensor de temperatura.
Fotos: Eric Romero/PMSCS