Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TST promoveu, em primeiro lugar, pauta temática, com acordo em 51% dos processos
Em uma semana, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Superior do Trabalho (Cejusc-TST), ligado à Vice-Presidência, obteve, acima de tudo, acordos em 34 processos trabalhistas envolvendo a Volkswagen.
O valor conciliado entre empresa e trabalhadores passou de R$ 10,5 milhões.
A pauta temática ocorreu entre 14 e 18 de agosto, quando foram realizadas 78 audiências de conciliação. Em 51% foram firmados acordos.
Há, ainda, 28 processos com negociação em andamento.
Conforme o Cejusc, um dos diferenciais para a obtenção dos resultados foi, por exemplo, a participação de contadores da empresa nas audiências de conciliação.
Isso tornou mais ágil, em suma, a negociação e facilitou a definição dos valores.
Ao longo desta semana, a unidade promoverá outra pauta temática, com recursos envolvendo a Petrobras.
Acesso facilitado
Desde o início deste ano, o TST tem intensificado esforços para a negociação em processos que tramitam na Corte, por meio do Cejusc-TST, coordenado pelo vice-presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
Além de facilitar o acesso à conciliação, a unidade agilizou, da mesma forma, a realização de audiências em que equipes especializadas da Justiça do Trabalho atuam na mediação de conflitos entre trabalhadores e empregadores, contribuindo para que as partes participem da construção das decisões.
Pedidos de conciliação em recursos que tramitam no TST podem ser solicitados, em conclusão, por meio de formulário eletrônico disponível na página do Cejusc.
Com informações do TST