A Secretaria de Assistência Social de Santo André iniciou nesta segunda-feira (21) a 2ª Semana da Luta da População em Situação de Rua.
Serão realizadas diversas ações como apresentações musicais, assessoramento jurídico, refeições especiais, entre outras atividades, visando o empoderamento e o fortalecimento da autoestima.
As ações serão feitas no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), localizado na Avenida Queirós dos Santos, 736, no Centro.
A abertura contou com um sarau musical e uma roda de capoeira. Durante a tarde, além do lanche especial, foram promovidas atividades simultâneas, jogos lúdicos e rodas de conversa.
O evento é realizado em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, em 19 de agosto.
A data foi escolhida por conta do “Massacre da Sé”, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas na Praça da Sé, em 2004.
“Nós estamos à frente da Secretaria há quase cem dias tentado melhorar os serviços, humanizar ainda mais o trabalho, tanto dos profissionais, mas especialmente da população em situação de rua. O programa Acolhe, que nós criamos aqui em Santo André, busca construir um caminho de emprego, moradia e qualificação profissional para todos aqueles que desejam ser reinseridos de uma certa forma na sociedade”, destacou o secretário de Assistência Social, Andre Scarpino.
Matheus, usuário do equipamento, participou do sarau lendo um poema e agradeceu o apoio da equipe do Centro POP. “Você está na rua por diversas situações, mas essa pedra você pode passar por cima e reconhecer quando você já não tem mais ninguém. Você se prende a Deus, eu tenho muita fé, essa pedra ela não está ali para nos parar, está para a gente superar e melhorar cada vez mais. Muito obrigado a toda equipe e a técnica Silvia, que eu amo demais”, finalizou.
Nesta terça-feira (22), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizará ação de sustentabilidade, geração de renda e brechó sustentável, no Centro POP, das 9h às 11h. Das 14h às 16h haverá a tarde da beleza, que será realizada pelo Iesp Cursos Profissionalizantes.
Na quarta-feira (23), das 9h às 16h, a Unidade Básica de Saúde Centro e do Consultório na Rua, promovem uma ação com os usuários, onde terão palestras e testes rápidos de HIV, Sífilis e Tuberculose.
Na quinta-feira (24), das 9h às 12h, os usuários receberão atendimento de defensor público, com uma técnica da Caef (Central de Atendimento ao Egresso e à Família) e participarão de uma palestra com a equipe da CPETR (Central Publica de Emprego, Trabalho e Renda). No período da tarde, das 14h às 15h, participam de cronograma de ginástica laboral, em parceria com a Coop.
Na sexta-feira (25), das 10h às 12h, os usuários participam de uma roda de conversa com a equipe do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas).
No período da tarde, das 14h às 16h, participam de um momento de cultura e lazer, propiciado, em conclusão, pelo grupo de samba do Caps III – Iana Profeta.