Em meio aos festejos que celebram os 470 anos de São Bernardo, a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizaram, neste sábado (19.08), evento que concretizou mais um avanço no processo de regularização fundiária da cidade.
Trata-se, em primeiro lugar, da entrega de 1.787 escrituras a moradores de oito conjuntos habitacionais localizados nos bairros Cooperativa e D.E.R.
A cerimônia ocorreu, portanto, na quadra da EMEB Celso Augusto Daniel, no Jardim Três Marias, e contou com as presenças do prefeito Orlando Morando; do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, representando o governador Tarcísio de Freitas; do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino; do secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto; da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando; do deputado federal Marcelo Lima; além de vereadores da base aliada e moradores contemplados.
“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro do município também na questão da regularização fundiária, que está entre as prioridades da nossa gestão. A escritura garante o título de propriedade para o morador e, mais do que isso, é um reconhecimento do poder público de todo o esforço que a pessoa teve para conquistar seu imóvel. Nossa meta é entregar 50 mil escrituras até o fim de 2024, o que corresponde a aproximadamente 80% de toda a cidade regularizada”, destacou, em resumo, o chefe do Executivo municipal.
Parceria
Titular da Pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Marcelo Branco ressalta a importância da parceria entre Prefeitura e Estado para o avanço das melhorias para a população.
“Temos feito um grande programa de regularização fundiária no Estado, com a meta de chegar a 200 mil escrituras entregues em quatro anos. E quando a gente pega um município como São Bernardo, que tem um programa próprio e uma determinação do prefeito de fazer essas regularizações, isso se dinamiza muito e a gente consegue aumentar o número de unidades”.
No total, famílias de oito conjuntos residenciais foram contempladas com o título de regularização. São eles: São Bernardo do Campo “K – DER”, na Rua Maria Adelaide L. Quelhas, bairro D.E.R.; São Bernardo do Campo “D – Granja ITO”, na Rua João Antonio Butrico; São Bernardo do Campo “S1”, nas Ruas Cultura da Cidadania e Caminho da Educação; São Bernardo do Campo “U1”, “U2”, “U3”, “V1” e “V2”, situados na Estrada Particular Eiji Kikuti, estes no bairro Cooperativa.
Sonho realizado
Uma das moradoras mais antigas do D.E.R., a aposentada Hilda Tereza Alves de Souza, 79 anos, destacou a emoção em ter a titularidade de seu imóvel.
“Cheguei no D.E.R. aos 6 anos de idade, porque meu pai veio trabalhar na construção da Via Anchieta. Agradeço muito ao prefeito por tudo o que tem feito em São Bernardo e por mais esse presente maravilhoso. Dedico esse presente à minha mãezinha, que está lá no céu”, diz.
Já a moradora do Conjunto São Bernardo do Campo “V1”, no Cooperativa, Ana Gomes da Silva, 70 anos, celebra a conquista da família. “Moro aqui há 19 anos, pagando a prestação da minha casinha com muito suor. Como meu marido já é falecido e não tenho filhos, agora estou tranquila porque posso deixar meu apartamento para uma sobrinha que mora comigo”, observa.