Metrô publica licitação para contratar empresa que fará laudo macro de avaliação de áreas a ser desapropriadas na Linha 20 Rosa do Metrô
Luta da deputada estadual Carla Morando, a Linha Rosa 20 do Metrô tem nova etapa para se tornar realidade e atender à população do ABCD.
O Metrô de São Paulo publicou nesta sexta-feira (18.08) nova licitação.
Agora, para contratar empresa que produza o laudo macro de avaliação de áreas a ser desapropriadas para implantação da Linha 20-Rosa.
Ela vai ligar as estações Santa Marina, na Zona Oeste de São Paulo, até Santo André.
“Como disse ao governador e secretários de Estado, esta é uma obra muito importante para população do Grande ABC”, disse a deputada.
E prosseguiu: “Seguimos solicitando ao Estado celeridade nos trabalhos para garantir a realização desta obra que vai beneficiar 1,2 milhão de habitantes por dia.”
A parlamentar acrescentou: “Essa linha terá 33 km subterrâneos com 24 estações, oito linhas conectadas e sete estações de transferência”.
Ela fortaleceu esse trabalho para início das obras através de sua Frente Parlamentar.
Em junho, manteve audiência com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab.
Esclarecimentos
Neste mês, Carla solicitou esclarecimentos sobre as medidas do Estado para início das obras ao secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Diante disso, ele anunciou a assinatura com a IFC (International Finance Corporation) para que o estudo da Linha 20 Rosa do Metrô seja feito, viabilizando a Parceria Público-Privada (PPP).
A deputada também esteve em julho no Rudge Ramos.
O bairro receberá uma das estações da Linha 20 Rosa do Metrô, em São Bernardo do Campo.
Anunciou, além disso, que o Metrô encaminhou Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da implantação da Linha 20 Rosa à Cetesb- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Estações
Luta de Carla Morando desde o primeiro mandato, a Linha terá, portanto, estações de Santa Marina, na Lapa, passando por São Bernardo e seguindo aSanto André.
Entre as medidas da parlamentar em favor da obra estão, por exemplo, algumas fundamentais.
Em primeiro lugar, emenda ao Orçamento 2021 do Estado destinando R$ 5,4 milhões para custear os projetos e estudos da Linha 20.
Além disso, emenda para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o ABCD.
Em conclusão, a criação na Alesp da Frente Parlamentar em prol da Linha 20 do Metrô (Linha Rosa).