Auricchio lança ProNutri, o maior programa de Educação Nutricional da história de São Caetano

In ABCD, Educação On
- Updated

Nesta quarta-feira (16.08), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, lançou mais um programa voltado à qualidade do ensino municipal: o ProNutri. O evento foi realizado no São Caetano Esporte Clube, no Bairro Fundação, e reuniu cerca de mil pessoas, entre autoridades, servidores públicos, alunos e pais ou responsáveis.

Maior programa de Educação Nutricional já implantado na cidade, o ProNutri consiste em uma série de ações de incentivo à alimentação saudável, envolvendo todas as escolas, comunidade escolar (diretores, professores, funcionários, alunos e pais ou responsáveis) e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), instituição parceira do projeto.

“O ProNutri é um programa que trará um enorme impacto à comunidade escolar e à cidade como um todo, pelo alcance que tem no âmbito da Educação e da Saúde. Quando me formei em Medicina, há cerca de 36 anos, nossa maior preocupação era a desnutrição. Hoje, o Brasil ainda sofre com insegurança alimentar, mas também precisa encarar as doenças decorrentes da obesidade. Cerca de 30% da população têm algum grau de sobrepeso”, disse Auricchio.

O chefe do Executivo apresentou brevemente os componentes do programa, como a realização de oficinas de culinária, sob orientação do Curso de Nutrição da USCS; a distribuição do cardápio digital, por meio do Whatsapp São Caetano (11 98853-2348), e a implantação de hortas escolares. O cuidado diário das hortas contará com a parceria da Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), por meio do projeto de promoção social Mães Acolhedoras, que selecionou mães de alunos em situação de vulnerabilidade social para realizarem essa atividade, recebendo o auxílio de um salário-mínimo.

“É com muita alegria que lançamos mais esse programa. O ProNutri, idealizado pelo prefeito Auricchio e realizado por muitas pessoas, baseia-se no conceito de educação integral desenvolvido em nossa cidade”, destacou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

“O programa trará maior qualidade de vida a toda a comunidade escolar e às mais de 400 Mães Acolhedoras. Que essa seja a primeira de muitas outras parcerias”, celebrou o secretário da Seais, Thiago Mata.

Para oficializar o lançamento, Auricchio fez a entrega simbólica dos kits pedagógicos do ProNutri a diretoras, alunos e mães de três escolas: EMEI Castorina Faria Lima, localizada no Bairro Santa Maria; EMEF Laura Lopes, do Bairro Prosperidade e EMI Maria Panarielo Leandrini, do Bairro Nova Gerty, que representaram a rede municipal de ensino.

*APROVAÇÃO*
Mães e pais presentes ao lançamento apoiaram com entusiasmo a iniciativa. Joselaine Moreira da Silva, mãe das gêmeas Valentina e Eloísa, de 4 anos, elogiou: “é muito importante a escola incentivar as crianças a comer de forma saudável. Minhas filhas estudam em período integral na EMEI João Barile (Bairro Fundação) e foi lá que elas aprenderam a gostar de legumes e frutas.”

O Anthony, de 4 anos, aluno da EMEI Castorina Faria Lima, no Bairro Santa Maria, ainda resiste às hortaliças. Mas a mãe, Aline Bacelar, acredita que as medidas que serão implementadas pelo programa, incluindo a criação de horta, vão incentivar o pequeno a colocar mais verde no prato: “É uma forma de ensinar às crianças a comer melhor”.



Fotos: Eric Romero / PMSCS

You may also read!

Líder de Tarcísio desrespeita deputada Ana Carolina Serra e barra depoimento do presidente da Sabesp na Alesp

Presidida pela deputada estadual do PSDB, Comissão de Assuntos Metropolitanos tentava ouvir Carlos Piani pela quarta vez, mas a

Read More...

Paulo Serra nega cristianização tucana no projeto para o governo do Estado

Joaquim Alessi Em nota divulgada na tarde desta qunta-feira (04.06), de Corpus Christi, o presidente estadual do PSBD, Paulo Serra,

Read More...

Diadema tem neste sábado (06.06) o Corre com a Gente Noturno

Parte da programação da Virada Esportiva, corrida acontece ao longo da Av. Dr. Ulysses Guimarães, que será interditada das

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu