A equipe da Fundação do ABC realizou a integração de 55 profissionais da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, novo serviço assumido pela instituição em 1º de agosto. O resultado do chamamento público, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, foi publicado em 11 de julho no Diário Oficial do Estado.
Equipe multiprofissional da sede da FUABC esteve em visita à unidade no dia 1º de agosto. Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, gestores do contrato e gerência técnica deram as boas-vindas aos novos funcionários e promoveram a integração técnica e assistencial.
Inaugurado em 2018, o centro de reabilitação de Sorocaba atende principalmente pacientes que necessitam de procedimentos de reabilitação física por ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões medulares e encefálicas, amputações, paralisia cerebral, traumas ocasionados por acidentes, além de má-formação e alterações no desenvolvimento provocadas por doenças congênitas. Em atendimento à exigência da Secretaria de Estado da Saúde, o contrato também contempla incremento de vagas para atendimento de pacientes com hemofilia, distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue e pode provocar graves disfunções articulares.
A capacidade mensal de atendimento é de cerca de 4 mil consultas não médicas e sessões terapêuticas com equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e nutrição. A unidade também oferta, por mês, 400 consultas médicas na especialidade de fisiatria, mais de 70 tecnologias assistivas — como órteses, próteses e meios de locomoção —, além de 130 oficinas terapêuticas e atividades educativas.
Com área de 2.700m², a unidade fornece atendimentos de alta complexidade e é referência para moradores dos municípios de Sorocaba, Itapeva e Itapetininga, região que engloba cerca de 2,4 milhões de habitantes.
Parceria estratégica
A unidade de reabilitação da Rede Lucy Montoro de Sorocaba é o 12º equipamento do Governo do Estado sob gestão plena da Fundação do ABC, o que consolida e ratifica a entidade como parceira estratégica do Poder Público nas esferas estadual e municipal. Trata-se do segundo equipamento de Saúde gerenciado pela FUABC no município, onde desde 2020 também responde pela administração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba.