Joaquim Alessi
Primeiro município no ABCD e entre os raríssimos no País a investir na tecnologia como arma ideal pela segurança, Santo André dá um passo gigante no setor.
O prefeito Paulo Serra anunciou nesta quinta-feira (03) um pacote de investimentos em tecnologia na área da segurança com aquisição de novos equipamentos digitais a ser utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM).
O pacote contempla um novo sistema de comunicação da GCM com 130 rádios portáteis, 40 rádios móveis, além de 50 câmeras corporais (body cams), 20 tablets e cinco óculos inteligentes.
“Mantemos uma política de investimento em tecnologia importante para nossa cidade. E hoje apresentamos equipamentos que serão embarcados imediatamente nas viaturas e utilizados por nossos GCMs, itens que serão instrumentos importantes para redução de índices criminais na cidade. Não tenho a menor dúvida que essas ferramentas vieram para ficar e garantir mais agilidade no trabalho que nossos guardas realizam”, destacou, em resumo, o prefeito Paulo Serra, durante apresentação dos novos equipamentos na tarde desta quinta-feira.
Uma das inovações é a troca do sistema de comunicação da GCM, que usava uma tecnologia antiga por radiofrequência e que passa a funcionar em um sistema híbrido, utilizando a cobertura da rede de celular para os novos rádios portáteis adquiridos.
O antigo sistema de comunicação, além de ter um custo elevado, tinha transmissão de dados limitada, especialmente em áreas mais distantes da região central.
A nova tecnologia transmite dados por meio de internet com áudio, textos e imagens, possibilitando maior eficiência e controle operacional.
Além desse novo sistema foram adquiridas câmeras corporais (body cams), que serão utilizadas pelos GCMs para captura de imagens das ações policiais em áudio e vídeo, e com sistema de geolocalização, possibilitando realizar a transmissão ao vivo para a Central de Operações da Guarda Civil Municipal.
Os novos equipamentos adquiridos contam ainda com rádios portáteis com transmissão digital de voz, permitindo troca de informações com maior segurança e eficiência. Nas viaturas, todas também foram equipadas com sistema de comunicação digital também.
Tablets instalados nas viaturas serão utilizados para identificação de vestígios não visíveis a olho nu, para o registro de evidências e provas, com maior precisão e praticidade no transporte.
Um console de despacho para a Central de Comunicação (Cecom) da GCM também foi adquirido permitindo a integração dos sistemas de comunicação digital e analógica, com tráfego criptografado de dados e informações, permitindo uma melhor visualização da origem das chamadas e um tempo de resposta mais efetivo na coordenação das operações.
Outra inovação foi a aquisição de óculos inteligentes, que serão utilizados pelos GCMs em ações especiais, como grandes eventos e operações.
Os equipamentos realizam transmissão em tempo real, permitindo que a equipe de apoio no Centro de Operações Integradas (COI) tenha acesso à visão do agente na rua.
Os óculos também têm a capacidade de reconhecer procurados pela Justiça por meio de reconhecimento facial.
A nova tecnologia dos óculos inteligentes beneficiará não apenas a GCM, mas também o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e a Defesa Civil, que poderão compartilhar informações e dados em ações específicas realizadas pela cidade.
Investimento e valorização
A Prefeitura de Santo André vem investindo fortemente nos últimos anos em inteligência e tecnologia no combate ao crime, e também no processo de valorização e aumento na estrutura operacional da GCM.
A cidade ampliou o monitoramento por câmeras, permitindo aumentar a área coberta pelo Centro de Operações Integradas, instalado no Paço Municipal.
Além disso, a Muralha Eletrônica é uma realidade na cidade.
O sistema, interligado ao Detecta, possibilita que as áreas nos limites com outros municípios sejam monitoradas e que veículos com queixa de roubo ou furto sejam recuperados por meio da leitura das placas.
Em relação à GCM, Santo André tem uma das corporações mais bem remuneradas do País, graças à aprovação do novo estatuto da Guarda Municipal, que possibilitou aumentos reais de salários e valorização profissional em níveis e cargos.
Novas viaturas também foram adquiridas para reforçar as ações de patrulhamento e de rondas ostensivas pela cidade. São 21 novas viaturas equipadas com sistemas modernos de radiocomunicação, além de 10 motos que são de uso exclusivo da Romo (Rondas com Motocicletas).
A GCM recebeu ainda novos uniformes e coletes balísticos para toda a corporação.
Assista ao vídeo: