“Tem Abelha no Meu Jardim” será domingo no Borboletário de Diadema

In ABCD, Canto do Joca On
Foto: Marcos Luiz/PMD

Além de degustar mel, o público vai aprender sobre abelha nativa sem ferrão e outras curiosidades

Todo primeiro domingo do mês acontece o encontro do Projeto “Tem Abelha no Meu Jardim”, junto ao Borboletário de Diadema. A cada atividade, os participantes são recebidos com uma aula prática sobre mel e criação de abelhas nativas sem ferrão. O evento de educação ambiental é gratuito e aberto ao público em geral. Basta chegar e participar!

A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a equipe do projeto ambiental “Tem Abelha no Meu Jardim” começou em fevereiro passado.

Mensalmente, o público é informado sobre a importância das abelhas nativas para a preservação do meio ambiente, quais são espécies originárias do Brasil, a diferença entre meliponicultura e apicultura, entre outros temas.

A primeira parte do encontro (até 9h30) é destinada ao café comunitário/colaborativo e recepção dos participantes. Para completar a programação, estão previstas: palestra, atividades práticas, visita às trilhas para conhecer de perto os ninhos naturais e o Meliponário.

Meliponicultura não é apicultura

A meliponicultura se refere à criação de abelha-sem-ferrão, também chamada de nativa, indígena ou meliponíneos. Já a apicultura é o cultivo de abelha-com-ferrão, que são mais conhecidas por abelha-africana, abelha-da-europa, abelha-comum, entre outros.

As duas espécies têm origens bem diferentes. As abelhas-sem-ferrão são nativas daqui e eram cultivadas pelos indígenas do Brasil. Já as abelhas-com-ferrão foram introduzidas em 1839, vindas de Portugal.

Outra diferença está na diversidade dos tipos de mel produzidos pelas abelhas-sem-ferrão, que também se caracterizam pela qualidade nutricional e medicinal, em vez de quantidade.

Algumas das espécies das nossas abelhas nativas são Mirim Preguiça, Manduri, Mirim Droryana, Arapuá, Marmelada, Jataí, Jataí da Terra, Mirim Guaçu, Boca de Sapo, Mandaçaia, Tubuna e Iraí.

Dicas úteis

Visando ao conforto e a segurança, o projeto “Tem Abelha no Meu Jardim” orienta aos participantes que utilizem calçado confortável e apropriado (tipo tênis) e calça comprida para melhor caminhar nas trilhas do Jardim Botânico / Borboletário de Diadema.

Outro lembrete da organização é quanto ao café da manhã colaborativo. A equipe costuma iniciar o evento confraternizando, por isso solicita aos interessados que tragam um prato de salgado ou doce.

Outra orientação, politicamente correta, é que cada pessoa leve sua própria garrafa de água e caneca.

Mais informações sobre o evento/projeto, acesse https://www.instagram.com/p/Cu17gKXu5L1/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng== ou ligue para 11-98181-6180.

Serviço

Projeto “Tem Abelha no Meu Jardim” no Borboletário Diadema

Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

Dia 06.08 (domingo), das 8h às 13h, entrada franca

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu