A 30ª edição da Festa Italiana começa neste fim de semana em São Caetano do Sul.
A maior festa de rua do Brasil com esta temática será realizada todos os sábados e domingos de agosto (5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27.08), sempre a partir das 18h.
Assim como em 2022, as barracas gastronômicas estão montadas nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho, no Bairro Fundação.
Já os shows culturais e a praça de alimentação ficarão bem ao lado, no Parque Municipal Província de Treviso. A entrada é gratuita.
Ótima gastronomia
A tradicional Festa Italiana de São Caetano conta com ótima gastronomia, além de muita animação levada pelas diversas atrações culturais, típicas do País da Bota.
A expectativa é a de receber 120 mil pessoas nos quatro fins de semana, superando o recorde de público do ano passado, quando 113 mil pessoas compareceram.
“São Caetano se orgulha de sua colonização italiana e a festa não perde suas raízes. A cada ano, o evento está cada vez mais exuberante, atraindo milhares de famílias da nossa cidade e da região, que podem passar momentos agradáveis com muita música e comida boa. Tudo em segurança”, afirma, em resumo, o prefeito José Auricchio Júnior.
Lasagna, gnocchi, capeletti, cannoli, sfogliatella e muitas outras delícias da gastronomia italiana integram o cardápio das 29 barracas de comidas e bebidas típicas mantidas por entidades assistenciais da cidade.
Atrações culturais
Além das atrações gastronômicas e culturais, como Fred Rovella e Amigos e a Mama Braciola, já tradicionais nas Festas Italianas, a festividade será propícia para receber famílias inteiras, já que serão 60 agentes de Segurança (38 Guardas Civis Municipais, 17 Policiais Militares e cinco Policiais Civis) e 11 agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), responsáveis pela organização no trânsito local e nos arredores.
Festa de 2022
A 29ª Festa Italiana, em 2022, movimentou aproximadamente R$ 2 milhões para as 28 entidades assistenciais da cidade responsáveis pelas barracas gastronômicas.
Foram utilizados 2.590 kg de farinha (doados pelo Moinho Santa Clara), 2.780 pães (Padaria Portuense) e 2.500 kg de macarrão (Adria).
Números que ajudam a dar a dimensão da grandiosidade do evento.
Banheiros químicos, camarins para receber artistas e tendas para entidades e de apoio também formam a estrutura da Festa.
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS