Evento aconteceu em 26 de julho, com transmissão on-line, em contrapartida à elaboração do projeto executivo de restauro do Museu, executada através do ProAC
Estudos realizados no edifício histórico do Museu da Energia de Itu revelaram que o prédio apresenta mais uma técnica construtiva, além das conhecidas taipa de pilão e pau-a-pique, a chamada taipa pombalina. A importante e recente descoberta foi apresentada na live “Taipa Pombalina em São Paulo: estudo acerca da técnica e de sua preservação no sobrado sede do Museu da Energia de Itu”, que aconteceu no dia 26 de julho, com transmissão on-line no YouTube do Museu da Energia. Assista aqui a live completa: https://www.youtube.com/watch?v=aNNBeVx7F38&t=6s.
A avaliação do edifício faz parte da elaboração do projeto executivo de restauro do Museu, que está sendo executado através do Programa de Ações Culturais (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.
A descoberta foi feita com câmera térmica, que mostrou o uso da técnica pombalina, a mesma utilizada na reconstrução da Baixa de Lisboa, em Portugal, após os terremotos que destruíram a região em 1755. A construção pombalina é caracterizada por uma estrutura tridimensional de madeira, a gaiola pombalina, que envolve as paredes internas dos edifícios. Essas construções representaram um marco importante da engenharia sísmica na época, porque absorvem parte do impacto dos terremotos, protegendo os moradores.
O bate-papo contou com participação do restaurador Antônio Sarasá, fundador do Estúdio Sarasá, especializado em conservação e restauro, e do arquiteto Victor Hugo Mori, que atua no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1987, e é conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A mediação foi feita pela coordenadora do Museu da Energia de Itu, Ana Sbrissa.
A live é uma ação da Fundação Energia e Saneamento em contrapartida ao ProAC. A Fundação foi contemplada com o Projeto Executivo de Restauro do sobrado do Museu da Energia de Itu (edital nº 49/2022) para definir, em detalhes técnicos, como deverá ser feita a restauração do edifício, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat).
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia
Instagram: @museudaenergia