Santo André começa a instalar painéis para captar energia solar

In ABCD On
Fotos: Eduardo Merlino/PMSA

Cidade contará, em primeiro lugar, com complexo de usinas fotovoltaicas que resultarão em economia de conta de luz dos prédios públicos

A Prefeitura de Santo André começou, portanto, a instalar nesta quinta-feira (27.07) os painéis da usina fotovoltaica que está sendo construída na Avenida dos Estados.

Os equipamentos serão responsáveis, por exemplo, por captar energia solar, que posteriormente será transformada em eletricidade.

São ao todo 2.334 painéis, que estão sendo instalados em estruturas metálicas formadas por alço galvanizado e alumínio, distribuídas em 23 fileiras.

Desde março deste ano, quando as obras da usina tiveram início, foram realizadas, além disso, a limpeza e a terraplanagem do terreno, além da instalação das bases que sustentarão as placas fotovoltaicas.

O prefeito Paulo Serra vistoriou as obras da unidade nesta quinta-feira (27).

“Esta usina é um grande exemplo de como a cidade pode usar seus recursos pensando em sustentabilidade e na qualidade de vida. É uma iniciativa pioneira e inovadora, que pode acarretar também em uma conta de energia mais barata para a população no futuro, por meio de uma redução da Contribuição de Iluminação Pública”, afirmou, em resumo.

Maior complexo no Brasil

O parque solar planejado pela Prefeitura de Santo André, que será o maior complexo municipal de geração deste tipo de energia no País, prevê quatro usinas, que totalizarão 8.820 placas fotovoltaicas. Além da unidade da Avenida dos Estados, serão construídas as usinas José Marçon (Jardim Las Vegas), Espírito Santo (Cidade São Jorge) e Aterro Sanitário (Parque Gerassi).

A energia elétrica gerada no conjunto de usinas será disponibilizada para a Enel. Em troca, a concessionária vai fornecer para a cidade créditos que serão utilizados para reduzir o valor da conta de luz de prédios públicos.

A vida útil plena estimada para as usinas fotovoltaicas é de 30 anos. Os sete primeiros anos serão dedicados ao pagamento do investimento. Para os outros 23 anos a estimativa de economia da administração pública andreense é de R$ 138 milhões.

A área total das quatro unidades somadas será de 56 mil m², enquanto a área de placas construídas será, em conclusão, de 22.614 metros quadrados.

You may also read!

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto. O mesmo será

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu