Plano Diretor avança para a segunda etapa com discussões sobre o que os mauaenses querem para a cidade

In ABCD On
O documento resultante dos debates realizados em três etapas seguidas em todas as regiões é um dos mais importantes para um município, já que estabelece regras para seu planejamento e desenvolvimento. Doto: Evandro Oliveira/PMM

Foram mais de 500 contribuições que buscam uma cidade mais justa, inclusiva, salubre e acessível; reuniões continuam

Regramento para instalação de galpões industriais; alterações da mobilidade urbana; tornar a cidade ainda mais atrativa para indústrias, o que pode gerar mais empregos; ampliar infraestrutura de saneamento básico, entre outras 520 sugestões, são algumas das contribuições de munícipes e empresários na decisão sobre o que se quer para Mauá nos próximos 10 anos, e sua preparação para esse futuro.

A revisão é feita de forma participativa, ou seja, com a população em geral contribuindo por meio de formulário eletrônico (https://planodiretor.maua.sp.gov.br/#questionario) e também dos encontros realizados por toda a cidade para debater a revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso, Ocupação e Urbanização do Solo de Mauá. Isto representa que os participantes compreendem que podem colaborar na ampliação do acesso aos direitos básicos, serviços, infraestrutura e bem-estar com o desenvolvimento da cidade.

O documento resultante dos debates realizados em três etapas seguidas em todas as regiões é um dos mais importantes para um município, já que estabelece regras para seu planejamento e desenvolvimento. Atualmente, este processo de revisão se encontra na segunda etapa, em que se explica o que foi apresentado na primeira fase de realização de oficinas, com coleta de propostas, e já se estabelece o que é considerado prioridade nestas contribuições.

Na sistematização das propostas, serão utilizados quatro eixos norteadores, que consideram que a cidade seja capaz de atrair empresas e indústrias, para gerar emprego, renda e arrecadação além de garantir a sustentabilidade econômica e ambiental. Outra situação é que Mauá possa proporcionar condições dignas de moradia, infraestrutura e serviços públicos; aliar crescimento urbano com preservação ambiental; e também fortalecer a capacidade do poder público no monitoramento, fiscalização e ampliação dos serviços.

Este processo de debate para a revisão é fundamental para alterar a lei que do Plano Diretor e da que norteia o uso, ocupação e urbanização do solo, porque estão desatualizadas, já que a última modificação foi feita em 2007. Desde então, muita coisa mudou: adensamento populacional, legislações, entre outras coisas.

No dia 22 de setembro, Mauá realizará a sua segunda audiência pública sobre a Revisão do Plano Diretor, já com o propósito de sistematizar o que são prioridades nas demandas apresentadas em todas as rodadas de encontros com a população. Antes deste evento, os munícipes de todas as regiões ainda terão mais quatro encontros, sempre às 19h: 03/08 (quinta-feira), na Região do Parque das Américas/Itapark, na Escola Municipal Chico Mendes, a rua Ivan Bernardo da Silva, 43, no Jardim Flórida; 08/08 (terça-feira), na Região do Eixo Barão, na Escola Municipal América Perrella, na rua São Judas Tadeu, 89, no Jardim Adelina; 10/08 (quinta-feira), na Região da Vila Assis, na Associação dos Aposentados localizada na avenida Dom José Gaspar, 1171; e 17/08 (quinta-feira), na Região do Jardim Oratório, na Escola Municipal Florestan Fernandes, na avenida Washington Luís, 3623.

Todo o processo de Revisão do Plano Diretor e da Lei sobre Uso, Ocupação e Urbanização do Solo de Mauá é coordenado por técnicos da Prefeitura e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu