STJ avaliará o uso saldo credor de ICMS nas autuações

In Canto do Joca On

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) avaliará o cabimento de autuações de ICMS, nos casos em que o contribuinte possui saldo credor desse imposto suficiente para a quitação do débito exigido.

Isto porque, quando realizada autuações pelos Fiscos Estaduais para a exigência de ICMS, uma das vias de defesa cabíveis ao contribuinte consiste na indicação de que este possuía, à época do fato gerador do imposto exigido, saldo credor em valor suficiente para adimplir o débito objeto de autuação.

Desta feita, é de se entender que a Fiscalização teria o dever de, antes de efetuar a autuação, promover o encontro de contas para quitação do imposto apurado mediante utilização dos créditos dos quais o contribuinte dispunha até então, tendo em vista o princípio da não-cumulatividade do ICMS.

Os Fiscos Estaduais, por sua vez, não utilizam eventuais créditos de ICMS para o abatimento de autuações realizadas, sob o entendimento de que caberia ao contribuinte a utilização destes créditos para o pagamento do imposto em momento anterior à lavratura de autos de infração.

Agora, tal questão chegou na Primeira Turma do STJ e será levada para julgamento, cujo resultado, embora não dotado de caráter vinculante, constituirá importante precedente que poderá ser observado em casos semelhantes. No momento, o recurso se encontra sob pedido de vista da Ministra Regina Helena Costa, aguardando reinclusão em pauta para julgamento.

 

You may also read!

Santo André abre inscrições de vagas em creches municipais e conveniadas para 2026

Período de inscrição única começa nesta segunda (07.07) e vai até 3 de outubro de 2025 A partir desta segunda-feira

Read More...

Edu Guedes passa por cirurgia por conta de câncer no pâncreas: entenda a doença

O apresentador passou mal devido uma infecção nos rins e descobriu um nódulo no pâncreas; Oncologista tira principais dúvidas

Read More...

Festival Diversidade na Cidade celebra cultura, inclusão e empreendedorismo LGBTQIAP+ em Ribeirão

Celebração reuniu, por exemplo, centenas de pessoas na Vila do Doce com música, arte, feira de empreendedorismo LGBTQIAP+ e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu