Evento ocorreu no Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha (25)
A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) recebeu o evento Mulheres que inspiram, na manhã desta terça-feira, (25.-7).
O programa é alusivo à comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, que ocorreu neste mesmo dia, e contou com palestras e exposição empreendedora.
A programação reuniu grupos e movimentos de mulheres que apoiam o empreendedorismo e debateu pautas comuns de equidade e gênero.
E foi organizado pelo Conecta, um movimento empreendedor de São Bernardo, a Adisbec (Associação de Diabetes de São Bernardo do Campo) e o núcleo de São Bernardo do Grupo Mulheres do Brasil, que tem a empresária Luiza Trajano como presidente.
O presidente da Acisbec
, Valter Moura Júnior, destacou a importância do evento para estimular o empreendedorismo, além de promover a conscientização e igualdade de gênero. “Estamos realizando um evento, na prática, que vai de encontro ao Projeto Cidades Antirracistas junto ao Ministério Público, recentemente assinado por São Bernardo, que foi a primeira da Região Metropolitana do Estado a aderir a esse compromisso. O problema existe na sociedade e é importante diversos tipos de ações”, comentou.
Tatiana Silva, do Conecta, disse que o evento é uma união de forças com as áreas da saúde, educação e iniciativa privada. “Estamos neste espaço para promover e apoiar o empreendedorismo, que deve ser estimulado em todas os setores”, afirmou
A vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Sandra Nascimento, também destacou que o empreendedorismo deve ser valorizado. “Afinal fomenta a economia da cidade e valoriza a mulher”, justificou.
A fundadora da Adisbec, Claudete Munhoz, explicou que a instituição também participa de iniciativas que ajudam o empreendedorismo como geração de renda. A associação acolhe pessoas com diabetes e dispõe de tratamento com psicólogo, nutricionista e promove atividade física. “Às vezes, o paciente tem dificuldade em voltar ao mercado de trabalho depois que descobre a doença. Mas, mostramos as várias possibilidades e formas de incentivo para reinseri-lo”, explicou.
O evento contou com exposição de mulheres empreendedoras de diversas áreas como crochê e bordados, artesanato com feltro, moda feminina, íntima e sex shop, cosméticos e dermocosméticos, entre outras.
Com o tema Mulheres que inspiram, a programação trouxe palestrantes que discutiram pautas comuns. O tema Educação e Conhecimento foi abordado pela advogada Samara Oliveira; Mulher em situação de violência, por Terezinha Sena; Saúde Mental (Sônia Moraes) e Desafio X Propósito (Claudete Munhoz).