Prefeitura de Mauá promove a Feira Tereza de Benguela

In ABCD, Cultura On
- Updated

Atividade ocorre nesta terça-feira (25.07), a partir das 10h, na Praça da Paineira

A Praça da Paineira, no Centro de Mauá, receberá nesta terça-feira (25/“.07), uma atividade em alusão ao Dia da Mulher Negra Latina-americana e Caribenha, além de femenagem Tereza de Benguela. A partir das 10h, equipes da Prefeitura, movimentos sociais e entidades da sociedade civil estarão no local com apresentações artísticas, culturais e levando serviços. A Praça da Paineira fica na Avenida Barão de Mauá, s/nº, esquina com a Rua Prefeito Enio Brancalion.

O evento contará ainda com feira de artesanato, exposição e comercialização de produtos alimentícios da economia solidária, além de informações e cadastramento para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para vagas de empregos por meio do CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) Móvel. Serão promovidas ainda atividade física com música latina e instruções especializadas para a saúde da população negra. A equipe da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, responsável pelo evento, estará no local oferecendo orientação com o objetivo de prevenir e combater a violência e a discriminação de gênero, social e racial.

Dia 25 de julho tem dupla representatividade. Primeiro por ter sido a data homologada pela ONU (Organização das Nações Unidas), que se refere ao ano de 1992 quando, em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, que visava denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não somente nas Américas, mas em todo o planeta.

Já, em nível nacional, pela Lei 12.987/2014, ficou estabelecido que em 25 de julho, seria estabelecido o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, que tem o propósito de dar visibilidade para o papel da mulher negra na história brasileira. Tereza viveu entre 1700 e 1770, e foi a líder do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. Por 20 anos liderou a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu