Juros altíssimos: Portugal não é mais uma boa opção para os brasileiros?

In ABCD, Canto do Joca On
Foto ilustrativa (IStock)

Segundo o contador e consultor empresarial português, Joaquim Moreira, os juros altos prejudicam a entrada de brasileiros em Portugal

Portugal foi, por muitos anos, o paraíso para brasileiros que planejavam mudar de país.

Mas, com o tempo a situação mudou e o aumento dos juros é um dos principais responsáveis por essa dificuldade.

De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), o juro médio de novos empréstimos de habitação aumentou 0,18%, superando os 4% pela primeira vez e 11 anos.

Ainda segundo o BdP, a taxa de juros de novos depósitos a prazo de particulares também cresceu para 1,26%, o maior valor em 8 anos.

Impacto dos juros para os brasileiros que vivem em Portugal

Como resultado da alta nos juros, brasileiros que compraram casas em Portugal com parcelamento, estão vendo suas prestações dobrarem e mesmo com benefícios do governo, se tornou inviável viver no país.

“Minha prestação quase que dobrou, precisei buscar benefícios já que não tenho condições e mesmo assim eles não pagam 10% do valor da prestação. Estou perdido, tudo está caro, desde alimentos, luz e hipoteca”, diz Alexandre Silva, brasileiro filho de portugueses que está no país há 7 anos.

“Está tudo muito caro, o salário é menor do que os gastos e o governo está perdido. Não é muito diferente do Brasil, os brasileiros buscam Portugal para fugir da violência e até isso está aumentando. Está impossível se manter em Portugal”, relata Marta Dias, que vive no país há 2 anos.

Portugal: Difícil para se manter, bom para investir

Segundo o contador Joaquim Moreira, especialista em consultoria para empresários e trabalhadores brasileiros, Portugal não é uma boa opção para quem busca emprego, e sim para quem tem dinheiro para investir.

“É um bom país para quem tem dinheiro para investir, mas devido a essas circunstâncias e o baixo salário, é diferente para quem vem buscar emprego”, assinala, em suma.

“A primeira leva de brasileiros que vieram a Portugal eram os que tinham alta condição financeira, que fizeram marketing e atraíram os que vieram buscar trabalho. Mas antes  é preciso estudar antes a realidade do país. Portugal precisa de mão de obra braçal e é isso”, afirma, em conclusão.

Sobre Joaquim Moreira

Joaquim Moreira é, acima de tudo, um contabilista português, fundador da Moreira Contabilidade, com sede em Castelo de Paiva, em Portugal

You may also read!

Câmara aprova urgência para programa que incentiva competitividade do setor químico

Presiq (892/25), que deve aportar mais de R$ 112 bi à economia, passou pelo plenário sem emendas A urgência para votação do Projeto

Read More...
Renato Peixe. Foto: Michael Sanches/Divulgação

Técnico Renato Peixe exalta satisfação em retorno ao Santo André

O Santo André acertou, em primeiro lugar, o retorno do técnico Renato Peixe para a sequência da Copa Paulista. Com

Read More...

Feira do Empreendedor abre inscrições para palestrantes voluntários

Sebrae-SP realiza, em primeiro lugar, processo de seleção com prazo até 10 de agosto para detalhes Empresários, especialistas e palestrantes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu