Joaquim Alessi
A Diocese de Santo André está prestes a celebrar, em primeiro lugar, 69 anos de fundação.
Para comemorar, preparou uma série de festividades, para as quais convida, portanto, toda a população das sete cidades do ABCD.
Já está definido, acima de tudo, o tríduo preparatório, que marca o início das celebrações preparação ao marco de seis décadas e meia da igreja diocesana.
O tríduo terá início em 19 de julho (quarta-feira), às 19h30, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na Praça do Carmo, Centro de Santo André.
Em 22 de julho, será realizada a Missa Solene em celebração aos 69 anos de fundação da Diocese de Santo André, às 9h, também na Catedral Nossa Senhora do Carmo.
A cerimônia será presidida, acima de tudo, por Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano.
História da Diocese
Após a Santa Missa, terá lugar o lançamento do livro “Caminhos de Fé: A História da Diocese de Santo André”, que retrata a rica trajetória da diocese.
Baseado em extensas pesquisas e fontes históricas, o livro oferece uma visão abrangente da formação social e religiosa da região.
Retrata desde a transição de uma área rural para urbana, começando na antiga freguesia de São Bernardo até se tornar o ABCD.
Criada pelo Papa Pio XII em 22 de julho de 1954, a Diocese de Santo André foi desmembrada da Arquidiocese de São Paulo.
É composta pelos sete municípios do ABCD: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Todos estão cordialmente convidados a participar deste momento especial de celebração.
Além disso, momento de reflexão sobre a história e a importância da Diocese de Santo André na vida religiosa da região.