Joaquim Alessi
Clínica veterinária itinerante terá capacidade para atendimentos básicos e apoiar as ações de fiscalização e combate a maus-tratos
O prefeito Marcelo Oliveira entregou na manhã deste sábado (01.07), o CPA (Centro de Proteção Animal) Móvel.
O evento aconteceu na Praça do Jardim Oratório, na altura do número 140 da avenida Ayrton Senna da Silva.
A clínica veterinária itinerante para suporte básico será um importante aliado da secretaria de Meio Ambiente para cuidar de animais em situação de rua e de vulnerabilidade, auxiliando no atendimento a denúncias de maus-tratos.
Vai funcionar também como um veículo para educação ambiental na questão da causa animal.
“É um compromisso da nossa gestão investir nessa área. Primeiro ampliamos e melhoramos muito o Centro de Proteção Animal, que fica na Vila Bocaina, e agora criamos essa van para darmos ainda mais condições e capacidade de atendimento aos animais de estimação”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
A van é equipada com farmácia básica, além de contar com o apoio de quatro profissionais, entre os quais um veterinário e um fiscal.
A programação dos locais por onde o CPA Móvel irá circular será divulgada em breve, mas o serviço poderá ser acionado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h pelo telefone: 4544-1240.
Investimento pesado
A Prefeitura, por meio da Gestão Mauá Para Todos, tem, acima de tudo, investido pesado para reforçar o atendimento na causa animal.
Em maio de 2022, por exemplo, foi entregue o Centro de Proteção Animal, na rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina.
O espaço foi, em primeiro lugar, reformado e ampliado para dar condições de atendimento e conforto aos pets e aos tutores.
Ainda em setembro de 2022 foi celebrado, da mesma forma, convênio com entidade que possibilitou a ampliação dos serviços disponíveis no local.
Passaram a ser realizadas pequenas cirurgias, exames de sangue e a microchipagem.
Atualmente, em conclusão, o CPA realiza, em média, 800 atendimentos mensais.