Santo André é a primeira cidade do ABCD a contar com Comitê de Ética de Enfermagem

In ABCD On

Integrantes da comissão tomaram posse nesta quinta em cerimônia que contou com dirigentes do Coren-SP

Santo André é a primeira cidade do ABCD e a segunda da Região Metropolitana de São Paulo a contar com um Comitê de Ética de Enfermagem.

A posse dos 11 integrantes que compõem a comissão, eleitos em abril, foi oficializada nesta quinta-feira (29), em cerimônia realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e contou com a presença de dirigentes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

O comitê andreense será formado por seis enfermeiros e cinco técnicos ou profissionais da enfermagem que atuam na rede básica de saúde do município. O mandato será de três anos. O grupo vai funcionar como um braço do Coren-SP, recebendo e analisando denúncias, além de respaldar a atividade profissional, com compartilhamento de normas entre os profissionais.

“Muito importante para o município ter um comitê de ética que vai ajudar a respaldar os enfermeiros que atuam em Santo André, já que o grupo tem o apoio do Coren-SP. Não tenho dúvidas de que os munícipes serão os principais beneficiados porque serão atendidos por profissionais cada vez mais qualificados e atuando de acordo com as normas da categoria”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

“Estamos investindo cada vez mais na qualificação das nossas equipes e oferecer um comitê que possa dar respaldo para a atuação técnica é um ganho significativo para os profissionais que atuam como enfermeiros ou técnico de enfermagem na Atenção Básica”, destacou a diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha.

A criação do comitê tem o intuito de respaldar os profissionais que atuam na cidade. “Quando o enfermeiro sabe que tem um comitê de ética por trás se sente mais seguro. Esses profissionais estão sempre diante de situações que geram conflitos e o comitê vem para conseguir dar respaldo. Estamos dizendo para a nossa rede que estamos com eles, dando melhores condições de trabalho, o que acaba refletindo na ponta, que é o usuário do Sistema Único de Saúde”, comentou Marinalva Chiafarelo Santos Ulian, que é enfermeira e atualmente coordena a Atenção Básica de Santo André. Ela teve o apoio do enfermeiro membro da coordenação de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde da cidade, Emerson Fabiano Vicente, na criação do comitê.

Apenas Guarulhos, que fica na Região Metropolitana, conta com um comitê similar. A expectativa do Coren-SP é que a adesão de Santo André motive outras cidades a tomar a mesma iniciativa.

“Recebemos com muita alegria o interesse de Santo André em criar um comitê de ética. O grupo tem um papel fundamental porque é o representante do Coren no município. Diante de todos os eventos que infringem o código de ética, essa comissão fará a análise e vai passar os casos mais graves para o Coren, porém os mais simples são resolvidos pelo próprio comitê. Espero que sirva de exemplo e outras cidades também entendam a importância de ter um grupo como esse porque isso valoriza, respalda a categoria e dá confiança aos usuários”, explicou Vanessa Ronconne Maldonado, conselheira titular do Coren-SP.

Foto: Eduardo Merlino/PMSA

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu