Santo André dá início a curso de empreendedorismo para mulheres

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Secretário Evandro Banzato fala às empreendedoras. Fotos: Eduardo Merlino/PSA

Teve início nesta segunda-feira (19.06), em primeiro lugar, o curso gratuito “Começando um negócio de sucesso”.

Trata-se, acima de tudo, de formação realizada por meio do programa Sebrae Delas, em parceria com a Prefeitura de Santo André e a Escola de Ouro Andreense.

A iniciativa integra o Circuito Mulheres Empreendedoras de Santo André.

O programa promove um pacote de ações voltadas para o fortalecimento dos negócios criados por mulheres.

A turma é composta por 31 mulheres, sendo que 18 delas participam da feira de empreendedorismo feminino que acontece uma vez por mês no saguão do Teatro Municipal, apoiadas pela Diretoria de Cidadania da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários (UAIC).

A formação gratuita vai acontecer entre 19 e 23 de junho, das 13h às 17h.

“Esse diálogo permanente com a o Sebrae é uma marca registrada desta gestão desde o início em 2017, e especificamente para esta formação, a parceria com a UAIC e com a Escola de Ouro Andreense está possibilitando que mais de 30 empreendedoras possam obter ferramentas para que prosperem. Muitas já têm pequenos negócios faz tempo, já tiveram contato inicial com o público, e o que o Sebrae vem fazer com este curso é lapidar, trazer ferramentas para que elas tenham prosperidade e sucesso no seu dia a dia”, diz, em resumo, o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato

Mais aprendizado

Nicole Campos, que fabrica bolsas, nécessaires em tecido há 15 anos, é uma das empreendedoras que, apesar dos anos de estrada, sabe que precisa de mais informação.

“Vim buscar mais aprendizado, mais conhecimento, para conseguir enfrentar as dificuldades do dia a dia”, conta, da mesma forma.

As irmãs Silmara Maria dos Santos e Simone Cecília dos Santos Alves têm menos tempo de história fazendo artesanato manual.

Produzem capas de caderno personalizadas, chaveiros, bonecas, canetas, tudo com feltro costurado a mão.

Estão fazendo e comercializando seus produtos desde que a instituição assistencial onde trabalharam por 40 anos e 23 anos, respectivamente, fechou.

“Estamos fazendo o curso para podermos ter uma visão mais completa sobre o empreendedorismo, entender um pouco mais do marketing, sobre a venda dos nossos produtos. Nós conseguimos agora a licença pra trabalhar nas feirinhas da Praça do Carmo e do Parque Ipiranguinha e estamos nos organizando. A gente quer ter um pouco mais de visão”, disse, por exemplo, Silmara, que com a irmã administra a Arts Family.

Capacitação

Segundo Rosiane Moreira, uma das gestoras do Sebrae Delas, o curso vai capacitar as empreendedoras em um módulo básico do Sebrae.

O mesmo traz informações completas sobre gestão de negócios para quem está iniciando.

“O curso traz um módulo sobre comportamento empreendedor, um módulo com estratégias de marketing, um sobre finanças, onde aprenderão a trabalhar com fluxo de caixa, separar as finanças pessoais e da empresa, um sobre planejamento, e ainda o módulo de formalização para entender sobre a legislação da micro e pequena empresa, os tipos de empresa, como se tornar MEI (Microempreendedor Individual) e quais os outros tipos de empresa depois do MEI. Depois disso  ainda poderão contar com mentoria“, explica.

“Quando a pessoa adquire uma identidade empreendedora, que é o CNPJ, ela profissionaliza seu negócio e sua postura como empreendedora muda. Ela começa a enxergar  o negócio de forma mais profissional, começa a criar mais processos, a procurar ajuda como a do Sebrae e da Prefeitura, o que vai ajudar no fortalecimento. Elas precisam desse apoio”, reforça Rosiane.

A diretora de Cidadania da UAIC, Regina Célia Cesar, coordena a feira de empreendedora no saguão.

Segundo ela, as empreendedoras frequentemente expressavam a necessidade de ter mais conhecimento sobre gestão dos negócios.

“É muito importante dar informação para que elas saibam mais sobre gestão de negócios, entendendo, por exemplo, como definir preço, o que é MEI, como atrair mais clientes, como vender, e junto com isso tudo promover o empoderamento delas, possibilitando que fiquem mais confiantes, o que é fundamental”, completa, em conclusão.

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