A rede municipal de Saúde de Santo André tem realizado diversas ações para promover cada vez mais atendimentos de excelência aos munícipes, destacando infraestrutura e humanização.
Neste sábado (17.06), por exemplo, o prefeito Paulo Serra vistoriou as obras da nova UTI do Centro Hospitalar Municipal (CHM), acompanhado do secretário de Saúde, Gilvan Junior.
O local também contou, em primeiro lugar, com mutirão de ultrassonografia.
A estrutura do espaço contará com 30 leitos de UTI divididos em três salas, incluindo ar-condicionado.
“Trata-se de um grande investimento de modernização para melhorar ainda mais a qualidade do nosso serviço. O nosso hospital está ficando de cara nova e em breve será entregue para nossa gente”, destacou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Nova fachada
A fachada do hospital, nunca reformada desde a construção do equipamento, há 110 anos, também está passando por revitalização.
Ganhará, por exemplo, uma lanchonete anexa ao lado da portaria principal.
Os processos de trabalho no CHM estão sendo aprimorados, assim como as ações de humanização que estão sendo ampliadas.
]As intervenções percorreram diversas áreas do hospital como pronto-socorro, centro cirúrgico, brinquedoteca, clínica médica, unidade de trauma, ala da psiquiatria, cozinha, administrativo, farmácia e rouparia.
Mutirão da saúde
Com o objetivo de zerar a espera por consultas nas especialidades da rede municipal, a Prefeitura de Santo André vem realizando mutirões que integram o programa Saúde Fila Zero. Neste fim de semana (17 e 18) mais de 3 mil munícipes serão contemplados com exames de ultrassom no Centro Hospitalar Municipal (CHM) e de dermatologia e otorrino no Centro Médico de Especialidades da Rua Xavier de Toledo.
Todos os atendimentos são realizados por meio de agendamento prévio, com data e horário marcados.
Para o munícipe Ademar Rodrigues de Lima, de 68 anos, a iniciativa é bem-vinda. “O pessoal está elogiando bastante. Se é para agilizar o atendimento, a gente agradece e ainda cuida da saúde como deve ser”.
No total, serão disponibilizadas 15.475 consultas para a população. A iniciativa acontece após a Secretaria de Saúde zerar a fila por consultas nas unidades básicas a partir de uma série de mutirões para atender a demanda represada durante a pandemia.
Saúde Fila Zero
Lançado em 2017 para normalizar as filas por consulta, exames e cirurgias, o programa Saúde Fila Zero já promoveu, portanto, mais de 70 mil procedimentos em inúmeras especialidades.
Em virtude da pandemia da Covid-19, o programa foi suspenso por um período.
Mas, as atividades retomaram em 2022.
Assista ao vídeo: