O CRAS Móvel de Diadema começou a funcionar nesta sexta-feira (28), na praça do CEU das Artes, no Jd. União, bem em frente ao CRAS Inamar (que está fechado para reformas) e a inauguração contou a participação do Prefeito Filippi e de diversos secretários, vereadores, membros de organizações assistenciais e usuários dos serviços.
“O CRAS Móvel, agora à bordo da van, será muito importante para atingir a população nos territórios mais distantes, onde não há ainda uma estrutura da Assistência Social,” informou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral. “Ele vai servir para fazer e atualizar o Cadastro Único, fazer um pré-atendimento às famílias e divulgar os trabalhos assistenciais do município e os diversos serviços que oferecemos. Vai ajudar muito a reduzir as filas. Além disso, a van será compartilhada com as Coordenadorias, em dias exclusivos para cada uma, para que elas possam desenvolver suas campanhas e atividades onde o povo está.”
“Nós já vamos utilizar a van no início de maio, que é o Mês de Combate à Homofobia, para levar à população e aos comerciantes dos bairros a promoção da igualdade e do respeito aos LGBTQIA+,” já adiantou o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades, Robson Carvalho. “O veículo também será um ponto de apoio para a própria população LGBT buscar informação, orientações e até registrar denúncias de agressões e violências sofridas.”
“O nosso projeto Coordenadorias na Rua é justamente isso, levar um pedaço da prefeitura diretamente à população,” continuou a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Márcia Damaceno. “No nosso caso, vamos levar orientações de Saúde e Segurança para a população negra, receber denúncias de racismo e de intolerância religiosa e até fazer o cadastro de pessoas indígenas que morem no município. É um auxílio a mais para a população ter acesso aos seus direitos.”
Everaldo Firmino é usuário do CRAS Inamar e fez questão de lembrar como um CRAS faz falta. “Pelo menos 70% dos problemas da população quem resolve são os CRAS. Essa é a realidade. Em 42 anos de vida em Diadema, nunca tive a oportunidade de sentar a falar com o prefeito, mas o CRAS está sempre lá por nós. Imagine todo mundo ter que ir na prefeitura pra resolver cada problema? Esse carro do CRAS vai servir muito bem para anotar tudo o que a gente precisa e enviar pra secretaria de Governo. E olhando aqui na cara do prefeito, eu acredito.”
“O Everaldo aqui é a voz da sabedoria,” afirmou o prefeito José de Filippi Jr., abraçando o morador. “O que estamos aqui inaugurando hoje é uma extensão das políticas públicas da prefeitura, das políticas nas quais nós acreditamos, que são as da Assistência Social. Essa é uma rede que precisa ser fortalecida para as famílias que precisam de orientação, que precisam resgatar algum direito que por muitas vezes elas nem sabem que têm. E agora, olhando para o Everaldo, representando aqui todos que precisam desse apoio, eu digo que essa unidade móvel significa uma prefeitura mais próxima do cidadão.”
A aquisição e customização do veículo só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).
Almanaque das Coordenadorias
As secretarias de Governo e de Comunicação também aproveitaram para fazer o lançamento do Almanaque das Coordenadorias, um material de 76 páginas explicando a fundo o papel de cada coordenadoria e dando dicas informações sobre serviços e atividades.
“Este lançamento, primeiro em formato digital, mas que futuramente será impresso, é fruto de uma construção de mais de um ano, envolvendo técnicos de várias secretarias e coordenadorias,” explicou a coordenadora de Políticas Públicas da Juventude, Rafaela Boani. “É mais um material para embasar o trabalho das Coordenadorias nas Ruas e que reúne todo um plano de trabalho, de formação continuada, envolvendo temas caros às Mulheres, à Juventude, à Igualdade Racial e à População LGBT. Ele também será distribuído pela van, em todos os bairros de Diadema.”
O CRAS Móvel circulará inicialmente entre os CRAS Inamar e Promissão, que também passará por reformas, mas já poderá ser visto a partir de maio por toda a cidade.