A participação da USCS se dá com voluntários de entre 3 e 17 anos e acima de 60 anos. Interessados devem se cadastrar e aguardar convocação.
A USCS, por meio do seu Centro de Pesquisa Clínica, iniciou, neste mês, a terceira fase do estudo clínico da vacina tetravalente contra a gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
A instituição está, em primeiro lugar, entre os 11 centros de pesquisa do País que devem realizar o estudo.
O Centro segue, da mesma forma, recebendo voluntários para participação.
Interessados devem, acima de tudo, inscrever-se pelo site http://estudos.sejavoluntario.com.br/vacina-da-gripe.
O Centro de Pesquisa Clínica da USCS realizará a testagem com cerca de 350 voluntários nas faixas etárias de 3 a 17 anos e acima de 60 anos.
O estudo deve ocorrer, por exemplo, até julho deste ano.
Nele, parte dos voluntários recebem a vacina trivalente, a mesma que já é aplicada nos postos de saúde.
Outra parte recebe a tetravalente, que está sendo testada.
Três semanas depois, amostras de sangue desses voluntários serão comparadas para medir, portanto, a eficácia da nova vacina.
Quem pode participar
Podem participar, portanto, homens e mulheres com 60 anos ou mais, e crianças e adolescentes de 03 a 17 anos.
Os requisitos iniciais para participação são: estar saudável, não ter recebido qualquer vacina de gripe em 2023, não ter tomado qualquer vacina quatro semanas antes da pesquisa e não estar participando de nenhum outro ensaio clínico.
Para participação, o(a) interessado(a) deve se cadastrar no site http://estudos.sejavoluntario.com.br/vacina-da-gripe.
Após isso, é contatado(a) pelo Centro de Pesquisa Clínica da USCS para uma visita presencial.
Na visita, recebe o termo de consentimento, assina (caso aceite participar do estudo), passa por consulta médica e por coleta para exames de sangue (no caso de mulheres, faz também o teste Beta HCG).
Sendo considerado elegível pelo médico para participar do estudo, o(a) participante recebe a vacina, aguarda 15 minutos e recebe as orientações para casa, além de um diário, um termômetro e um medidor de reação no local da vacina.
Após 21 dias, o voluntário retorna ao Centro de Pesquisa presencialmente.
Para ver se houve sintomas relacionados à vacina, e para nova coleta de sangue.
Após isso, ele recebe ainda três contatos telefônicos para acompanhamento.
Sobre o estudo
A previsão do Instituto Butantan é ter os resultados até o fim do ano para submeter à Anvisa.
O benefício da nova vacina é proteger para um subtipo a mais, enquanto a tetravalente é preparada com as quatro cepas da influenza – duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e duas da linhagem B (B Victoria e B Yamagata), a trivalente utiliza duas cepas da A e uma da B.
Participam da 3ª fase de testes, além disso, um grupo de 8 mil pessoas com mais de 3 anos de idade e outro grupo de 2 mil bebês de 6 meses a 3 anos.
Sobre o CPC USCS
O Centro de Pesquisa Clínica da USCS atua, em suma, na condução de ensaios clínicos em diversas áreas.
Especializado em pesquisas complexas, desenvolvidas a partir de estratégias clínicas e regulatórias inovadoras, prioriza eficiência e qualidade em todos os processos.
Dentre os estudos realizados pelo CPC USCS, estão, por exemplo, o das vacinas Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) e Janssen (empresa farmacêutica da Johnson & Johnson), contra o covid-19.